Pensar a cidade do futuro: Experiências de referência do continente americano vem a São Paulo para o evento A Cidade e o Jovem

Faculdades de Arquitetura de São Paulo recebem o evento que discutirá casos de sucesso e soluções para as cidades.

logo cidade e o jovem Em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a ONG Opção Brasil convida profissionais e estudantes e outros interessados no tema a participar do evento A Cidade e o Jovem, que será realizado entre os dias 11 e 20 de março, em 6 instituições de ensino superior. Conferencistas vindos de 5 países apresentarão iniciativas que contribuirão com a reflexão sobre como a cidade do futuro pode receber melhor as novas gerações.

A iniciativa trará um panorama amplo em relação à situação do ambiente urbano de diversos países. Com isso, os organizadores pretendem levantar possíveis soluções para problemas de mobilidade urbana, recuperação de áreas centrais das metrópoles, convivência cidadã, convívio entre o patrimônio histórico  e o  desenvolvimento das cidades.

O intercâmbio de ideias integrará ainda diversas experiências das universidades da América Latina. Além disso, o evento oferecerá aos participantes oficinas e vivências nas aldeias do povo Guarani, sobre maquete 3D, bio arquitetura, visita à Paranapiacaba e oficina de fotografia sobre as “cidades invisíveis”.

Além das universidades que sediarão as palestras, o evento conta com o apoio de diversas outras instituições, como o Conselho Profissional de Arquitetura e Urbanismo da Argentina, a Corporação Antiguo Puerto Madero, AUALCPI – Associação de Universidades da América Latina e Caribe pela Integração, Universidad Nacional da Colômbia, A Pontificia Uniersidad Católica do Peru, a Universidad Ricardo Palma, do mesmo país; Universidad Kennedy, da Argentina, além do portal de notícias Infojovem e da Universidade da Juventude. A Albert Kahn Associates, empresa de arquitetura com sede nos Estados Unidos e escritórios na Inglaterra e no Brasil, patrocina o evento, além de fazer a conferência de abertura.

Para mais informações do evento e hospedagem em São Paulo acesse: www.acidadeeojovem.com

Programação:

11 de marçoConferência de abertura. Apresentação do caso DFC – Detroit

Palestrante: Alan Cobb – CEO da Kahn Associates, Inc

Local: Universidade Mackenzie

 

12 de março – a Revitalização de Porto Madero

Palestrante: Alfredo GarayDiretor da Corporación Antiguo Puerto Madero SA

Local: Uninove

 

13 de marçoA transformação urbanística da cidade de Medellín

Palestrante: Representante da Universidad Nacional de Colombia

Local: Fundação Santo André

 

18 de marçoA cidade Inca: O que ela nos ensina?

Palestrante: José Canziani Amico – Professor da Pontifícia Universidad Católica de Peru

Local: Escola da Cidade

 

19 de marçoValparaíso e o convívio entre passado, presente e futuro

Palestrante: Juan Luis Moraga – Diretor da Facultdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidad de Valparaiso – Chile

Local: Belas Artes

 

20 de março A mobilidade urbana em Bogotá

Palestrante: Maria Fernanda Rojas – Ex Presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano de Bogotá

Local: FIAM – FAAM

 

Fonte:  A CIDADE E O JOVEM