Revitalização Urbana impulsiona o turismo em cidades latino-americanas

Cases foram apresentados durante o evento “A Cidade e o Jovem – contribuições da arquitetura e do urbanismo para as novas gerações”

Participação juvenil: Evento busca incitar o pensamento das novas gerações para soluções de como lidar com as cidades do futuro e seus problemas.

Foto Samuel Kim – Participação juvenil: Evento busca incitar o pensamento das novas gerações para soluções de como lidar com as cidades do futuro e seus problemas.  

Vítimas da degradação urbana, o bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires (Argentina), e a cidade de Bogotá (Colômbia) hoje apresentam uma realidade completamente diferente e convidativa ao turismo.

Considerada como um dos projetos mais bem-sucedidos da América Latina, a revitalização da zona portuária de Buenos Aires transformou espaços abandonados e decadentes em agradáveis áreas de convívio, com bares cafés e restaurantes. De fácil acesso para turistas e moradores, os deques totalmente reurbanizados podem ser frequentados tanto durante o dia quanto à noite, em total segurança.

O bairro é um dos mais sofisticados da capital portenha e a visita aos seus deques está entre as rotas mais procuradas por quem visita a cidade. Para atingir esse status, o local passou por um severo processo de reurbanização durante as décadas de 1990 e 2000.

Outro grande projeto que também impulsionou o turismo local é o Sistema Transmilênio. Implantada na década de 2000, na capital da Colômbia, a iniciativa privilegia o transporte coletivo, bem como a circulação de pedestres e de ciclistas por toda a cidade.

Para que isso funcione na prática, corredores de ônibus e calçadas acessíveis foram criados, um controle rígido de estacionamentos particulares foi colocado em prática, e uma rede integrada de 420 quilômetros de ciclovias – uma das maiores do mundo – foi estruturada. Tais mudanças trouxeram benefícios significativos para a população e turistas, que conseguem se localizar e transitar facilmente pela cidade, que em nada lembra a metrópole com mais de sete milhões de habitantes conhecida, principalmente, por seu trânsito caótico.

Apesar de contar com focos distintos, as modificações pelo qual passaram Puerto Madero e Bogotá transformaram as duas localidades em pontos turísticos bastante festejados e que valorizam a cultura de cada país. Iniciativa que pode servir de exemplo para São Paulo, famosa por sua riqueza cultural e, infelizmente, também por enfrentar problemas relativos à mobilidade urbana e à ausência de políticas públicas que assistam à revitalização de áreas degradadas.

Os cases de Puerto Madero e de Bogotá, e como seus exemplos podem servir de inspiração para o outros centros urbanos, assim como outras alternativas, soluções e iniciativas para mobilidade urbana, foram apresentados e discutidos em São Paulo, entre os dias 11 e 20 de março, durante o evento “A Cidade e o Jovem – contribuições da arquitetura e do urbanismo para as novas gerações”, organizado pela ONG Opção Brasil e patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). O objetivo do evento foi apresentar iniciativas que deram certo em outros países e incitar o pensamento das novas gerações para soluções de como lidar com as cidades do futuro diante desses problemas.

Fonte:  NA Comunicação e Opção Brasil.