Valparaíso : Cidade chilena tem arquitetura adaptada ao cenário natural

Diretor da Facultad de Arquitectura e Urbanismo da Universidad de Valparaiso, Juan Luis Moraga, explicou que as moradias se adequaram ao terreno irregular da cidade

Foto: Samuel Kim

Foto: Samuel Kim – Após a palestra, jovens dão um colorido especial ao desenho da cidade de Valparaíso.

O evento “A Cidade e o Jovem – contribuições da arquitetura e do urbanismo para as novas gerações” recebeu o diretor da Facultad de Arquitectura e Urbanismo da Universidad de Valparaiso, Juan Luis Moraga, que ministrou palestra com o tema “Valparaíso e o convívio entre o passado, presente e futuro”, na Universidade Belas Artes, em São Paulo. A palestra aconteceu na última quarta-feira, 19 de março.

A apresentação do professor reuniu vídeos e fotografias que retratam a cidade de Valparaíso dos anos 50, como uma região tranquila, além de mostrar como a cidade se desenvolveu ao longo das décadas, e de que maneira os 42 cerros (morros) foram criados e se adaptaram à paisagem montanhosa. “Devemos entender as cidades como organismos vivos. Devemos ter um ponto de vista mais inclusivo, levando em consideração as diferentes realidades existentes”, explicou o conferencista.

A arquitetura clássica da cidade chilena foi um dos destaques da apresentação. “Em Valparaiso, a natureza manda. Então, a arquitetura se adapta ao cenário natural, com construções de casas nos morros, criando um design peculiar da região”, disse. “O mais interessante é que não existe um padrão de construção dos edifícios e casas, isso cria um cenário mais íntimo da cidade”, contou.

Moraga também explicou sobre os diversos tipos de trabalho para revitalização e organização da cidade, como a recuperação do porto de Valparaíso. “Além de obras dessa magnitude, também foi construída uma rodovia para ter acesso direto ao porto sem que a carga precisasse passar pela cidade”, concluiu.

Cerca de 250 pessoas entre estudantes da universidade, profissionais de arquitetura e urbanismo, convidados e especialistas estiveram presentes no evento organizado pela Opção Brasil, uma Organização Não Governamental fundada em 1991 com o objetivo de promover a participação social, autônoma e empreendedora da juventude universitária na América Latina.

Fonte: NA Comunicação e Marketing e Opção Brasil