Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Coletivo Mjiba lança livro “Terra Fértil”, de Jenyffer Nascimento.

TerraFertil_webNo dia 30 de outubro chegou às ruas o primeiro livro de poesias da educadora Jenyffer Nascimento, o “Terra Fértil”, organizado pelo coletivo Mjiba para fortalecer a literatura negra e feminina das autoras das periferias paulistanas Com quase 170 páginas, a obra teve a organização de Carmen Faustino e Elizandra Souza,  o projeto gráfico de Nina Vieira e a ilustração de Lucimara Penaforte.O livro Terra Fértil integra o Projeto Mjiba: Espalhando Sementes e  visa o fortalecimento da escrita negra e feminina e que teve inicio com o evento Mjiba em Ação e a   Antologia Pretextos de Mulheres Negras.

Pernambucana, a escritora nasceu em um dia quente de 1984 e teve contato com a poesia na adolescência, a partir do hip-hop. Desde 2007 frequenta os saraus da periferia paulistana e se considera “definitivamente arrebatada pela força transformadora da poesia”.

“Acredito que a poesia é anterior à própria escrita. Ela nasce no olhar, nasce nas frestas, na revolta, nos amores, nos pontos de ônibus, nos muros, tudo é poesia. Chegar até o papel é só mais uma etapa… trabalhosa, sim, mas apenas mais uma etapa. Eu percebo que ainda estou me descobrindo. Gosto de escrever poesias, mas não me sinto confortável com o título de poeta. Gosto mesmo é de ser escrevinhadora. Inscrever e escrever sonhos reais e imaginários”, detalha Jenyffer.

A autora tem poesias publicadas em duas antologias: Pretextos de Mulheres Negras e Sarau do Binho, seus textos também estão vivos nos espaços de cultura que frequenta e nas redes sociais, que usa para divulgar o próprio trabalho desde 2010.

Atualmente moradora do Jardim Ibirapuera, que tem como “o melhor lugar do mundo”, tem paixão por gente e pelo Rio de Janeiro, sonha em conhecer o sertão e acredita que o coração é terra fértil, sempre.

Jenyffer Nascimento. Foto: Chaia Dechen

Jenyffer Nascimento. Foto: Chaia Dechen

“ Eu me sinto muito ansiosa (risos). Há dois anos, por exemplo, lançar um livro era algo totalmente impensado por mim, por mais que eu já escrevesse. Não dimensionava a projeção que a minha escrita poderia ter para outras pessoas. A verdade é que me sinto privilegiada em ter sido convidada pelo Coletivo Mjiba. Elas que como irmãs pegaram na minha mão e me encorajaram a parir esse filho-livro. Sinto que represento outras além de mim, afinal, quantas mulheres negras e periféricas você conhece que estão lançando livros de poesia? Sinto uma tremenda responsabilidade por representar as mulheres, em especial as negras, periféricas e suburbanas”, pontua.

Serviço

2º Dia de Lançamento Terra Fértil

Dia 10 de novembro de 2014 (segunda-feira), a partir das 20h. Sarau do Binho – Espaço Clariô – Rua Santa Luzia,96. Taboão da Serra.
Informações: [email protected]

www.mjiba.com.br