Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Núcleo da USP realiza evento sobre a língua Guarani

cultura guarani

O Centro Ángel Rama de Estudos Latino-Americanos realizará nos dias 12/11 e 25/11 o ciclo de palestras “O guarani, língua que nos une”, que serão ministradas pelo Prof. Almir da Silveira (Ateneo de Lengua y Cultura Guaraní – Regional de São Paulo) das 18:00 às 19:30. Os eventos ocorrerão no prédio didático do Curso de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).

Confira a programação:


12/11 – Guarani: uma língua que nos une   
A língua guarani, presente na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai é a língua nativa comum a todas estas nações. Com o objetivo de contribuir para a divulgação e reforçar o conhecimento sobre essa língua, será apresentado um breve panorama desta língua nos países do MERCOSUL e instituições internacionais onde ela se faz presente. Em seguida, serão apresentados os sistemas ortográficos utilizados na escrita do guarani. Por fim, uma breve prática comunicativa, com o intuito de apresentar a língua guarani em sua forma oral aos participantes.

 
25/11 – O Guarani na sala de aula

O direito a uma educação escolar diferenciada e a utilização de línguas maternas no sistema educacional é assegurado por diversos dispositivos legais, presentes nas constituições federais e leis de diretrizes e bases de todos os países onde a língua guarani é falada. Neste contexto, faremos um apanhado sobre o funcionamento destes dispositivos e sobre como se aplicam nas práticas escolares brasileiras, bolivianas e paraguaias, bem como analisaremos a oferta de materiais didáticos para o ensino da língua guarani.

 Para maiores informações, ou em caso de dúvidas, entre em contato com o Centro Ángel Rama, pelo endereço [email protected]

A atividade é gratuita, as inscrições devem ser realizadas no endereço: http://goo.gl/forms/Qgst8zIiyK