Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Estudante paraibana é premiada em concurso de agência do Sistema ONU

arquivo pessoal

arquivo pessoal

A estudante do 6º período de Relações Internacionais da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, Telma Giovana de Freitas, foi a vencedora de um concurso de redação promovido pela Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial (UNIDO), que contou com 140 estudantes da América Latina inscritos, que teve como prêmio uma viagem à sede da UNIDO em Viena, para apresentar o texto que foi enviado pela discente.

Além de Telma Giovana, outros dois estudantes, do México e Peru, também foram selecionados no concurso e irão apresentar suas produções. Os estudantes vencedores receberam como premiação a viagem à Viena, acomodação e uma bolsa de estudos de 800 euros.

O tema do concurso foi “Os desafios da industrialização para alcançar o Objetivo 9 da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável”. O chefe da divisão para América Latina e Caribe da UNIDO, Carlos Chanduvi, destacou o alto nível dos textos selecionados com as “visões pioneiras” mostradas nas redações e a forma como elas abordaram diferentes tópicos. Para o representante da agência, “a geração jovem será fundamental na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Os autores das redações abordaram temas como industrialização, redução da pobreza, meio ambiente, energia e empoderamento de mulheres, entre outros tópicos.

A estudante Telma Giovana enfatiza que o resultado positivo é fruto de muito empenho e uma base teórica possibilitada com muita leitura, além do apoio de docentes do curso de Relações Internacionais da UEPB, que a informaram sobre o concurso e orientaram a produção do texto. “Eu me esforcei bastante para fazer um bom texto e acredito que o fato de integrar um projeto de iniciação científica e ter uma experiência anterior com a produção de artigos certamente me ajudou a alcançar esse resultado”, avaliou a estudante.

Com informações da UEPB