ONU: políticas globais sobre drogas devem ter viés de saúde e direitos humanos

Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

ONU: políticas globais sobre drogas devem ter viés de saúde e direitos humanos

ONU

A Assembleia Geral das Nações Unidas concluiu na semana passada (21/4) uma sessão especial sobre o problema das drogas no mundo, na qual os Estados-membros reafirmaram seu comprometimento em endereçar os desafios apresentados pelas drogas no mundo e promovendo uma sociedade livre do abuso de drogas para o bem-estar da humanidade.

Em três dias de conferência em Nova York, os participantes enfatizaram que mais do que nunca, o consenso global reconhece que a solução para o problema das drogas está em uma abordagem mais humana, orientada na saúde pública e nos direitos humanos.

Na abertura da sessão especial, o diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, elogiou a adoção pelos Estados-membros do documento do encontro.

Essa (sessão especial) forneceu uma oportunidade importante, em um momento crítico, para construir um entendimento mais compreensivo e coletivo dos desafios que enfrentamos”, disse, enfatizando a necessidade de políticas antidrogas que “coloquem as pessoas em primeiro lugar”.

O documento do encontro contém recomendações operacionais para reduzir a demanda e a oferta de drogas; acessar medicamentos controlados para evitar desvios; aborda questões de direitos humanos, juventude, infância, mulheres e cooperação internacional; e desenvolvimento alternativo.

Fonte: Nações Unidas