Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Encontro de Cultura e Educação levará 15 povos indígenas a Campinas/SP

Encontro Cultura Educação Campinas

Começou no dia 14 de maio o Encontro de Cultura e Educação de Campinas e região, numa promoção da cultura indígena e afro-brasileira, realizada pelo Sinpro (Sindicato dos Professores) de Campinas e Região em parceria com o Ponto de Cultura Nina, e participação da ONG Opção Brasil e o seu Projeto “Índios na Cidade”

Na programação, que vai de 14 a 21 de maio, estão previstas oficinas, exibição de filme, debates, rodas de conversas, apresentações artísticas e, no encerramento, uma grande Feira de Cultura Indígena com artesanato, danças e comida típicas.

As atividades acontecem na sede do Sinpro, na Estação Cultura e na Câmara Municipal de Campinas.

O evento é uma parte das comemorações dos 75 anos do Sinpro Campinas.

O objetivo é proporcionar espaços de construção, aprendizado, diálogos e valorização da arte e cultura dentro do ambiente escolar tendo como eixos principais a arte e as culturas tradicionais indígenas e de matriz africana dentro das escolas.

O Encontro pretende reunir professores das redes de ensino público e privado, agentes culturais, arte educadores, gestores escolares, organizações culturais e estudantis, gestores públicos, sindicatos, Secretarias de Cultura e de Educação de Campinas e outros especialistas que tenham trabalhos de destaque nesse tema.

A parceria irá mostrar como a Cultura qualifica a educação, a escola e pode ser mensurável. É preciso comprovar que estas políticas têm resultado no aprendizado. A integração dos movimentos de Educação Integral de todo País indica a importância da cultura na aprendizagem, na convivência escolar e para o projeto de currículo e de educação que queremos para o Brasil.

Serviço:

19/05- Quinta-Feira


Exibição do filme e debate com Marcos Aguiar/ Projeto Índios na Cidade
Local: Estação Cultura de Campinas – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro
Horário: 9 às 12 horas

21/05- Sábado

Roda de Conversa “A Cultura Indígena e Afro Brasileira nas Escolas – Lei 10.639 e Lei 11.645”– Convidados: Alessandra Gama, do Ponto de Cultura Ibaô, Alê Ribeiro, da Casa de Cultura Fazenda Roseira, Jaime Mayuruna, Tamikuã Txihi, índios Pataxó e Marcos Aguiar, da ONG Oção Brasil
Local: sede do Sinpro Campinas e Região – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades – Tel. (19) 3256-5022
Horário: 9 às 12 horas. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. Haverá entrega de certificado de participação.

Feira de Cultura Indígena
A Feira de Cultura Indígena será um dia para vivenciar com a família a cultura indígena, através da exposição e venda de artesanato, apresentações de canto e dança, sessão de contação de histórias, pintura corporal e rodas de conversa.

A gastronomia da feira ficará por conta de barracas que comercializarão iguarias, como sucos naturais, milho, tapioca, açaí.

Com cerca de 15 etnias representadas, a feira integra o Programa Índios na Cidade, da Opção Brasil, que se orienta pela contribuição com os povos e etnias que vivem no contexto urbano, para a geração de trabalho e renda, atuação em políticas públicas para esta parcela da população indígena, empoderamento, afirmação e valorização de sua cultura.
Local: Sede do Sinpro Campinas e Região – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades
Horário: 10 às 20 horas

Com informações do Sinpro Campinas