Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Comunidade de Países de Língua Portuguesa se reúne para tratar de Educação e Ciência e Tecnologia

timor leste

Delegações ministeriais ou técnicas de praticamente todos os 9 Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), à exceção da Guiné-Bissau, reuniram-se em Díli, capital do Timor Leste, para uma intensa rodada de reuniões do setor da Educação. Brasil foi representado por delegação técnica.

Além da IX Reunião dos Ministros da Educação da CPLP e da VII Reunião dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, ocorreram reuniões dos pontos focais destes dois setores e uma Conferência Internacional sobre as Políticas de Educação.

Os ministros da Educação da CPLP aprovaram em 24/5 um plano de ação para fortalecer a cooperação multilateral no âmbito educativo, pedindo mais recursos aos seus Estados e financiamento externo para este setor estratégico.

No intuito de avançar no Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP, os ministros deliberaram criar no prazo de 60 dias os grupos de trabalho que vão implementar as ações previstas para os próximos dois anos, até 2018.

Em particular, as equipes de trabalho vão preparar as Estatísticas da Educação da CPLP, elaborar o Glossário Técnico da Educação e Formação e desenvolver o Portal da Educação da CPLP – apresentado hoje em Díli.

A declaração final assinada pelos ministros recomenda agora aos Estados-membros que “mobilizem meios financeiros indispensáveis” para concretizar o plano de ação, mandatando o Secretariado Executivo da CPLP a “identificar fontes de financiamento externas”.

O texto assinado em Díli saúda Angola pelo início da aplicação do Diagnóstico relacionado com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e o lançamento do Portal da Educação da CPLP, “enquanto espaço virtual de partilha e divulgação de informação sobre os sistemas educativos dos Estados membros e instrumento colaborativo de cooperação entre os Estados membros”.

Conheça o portal da CPLP: www.cplp.org

Com informações da 24.sapo.pt