Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Governo de SP sanciona a criação do Dia do Funk no estado

Crédito: Blog Ostentafunk

Crédito: Blog Ostentafunk

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou na última quarta-feira, 21/9 lei que institui 7 de julho como Dia Estadual do Funk de São Paulo. A sanção chega dois anos depois de a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) apresentar o projeto na Câmara. A data, ela explica, é uma homenagem a Daniel Pedreira Pellegrine, o MC Daleste, morto com um tiro durante um show em Campinas.

“Ao definir o dia 7 de julho como o Dia Estadual do Funk”, diz a deputada no texto apresentado na Câmara, “esse projeto de lei pretende reconhecer que essa legítima manifestação cultural e musical de caráter popular é digna do zelo do Poder Público. (…) O que desejamos com esta proposição, portanto, é que a lei contribua para que os artistas desse gênero musical sejam reconhecidos e protegidos contra qualquer tipo de discriminação e de desrespeito aos seus direitos profissionais”.

A deputada também explica que, após a morte do funkeiro, músicos a procuraram para pensar políticas públicas voltadas ao movimento cultural. Inserir um dia específico no calendário oficial é um primeiro passo para “acabar com o preconceito”, diz.

Segundo a deputada, a data busca celebrar “o funk como gênero musical, que é uma forma de comunicação da juventude da periferia hoje”. Ela lembra que o gênero preenche o espaço de diálogo entre juventude e Poder Público e, devido à omissão dos órgãos competentes, “o jovem encontra na rua um mecanismo de cultura”, diz.

Ela ressalta que de forma alguma se trata de uma comemoração ao “pancadão com letras que, por exemplo, subjugam as mulheres ou fazem apologia a atos ilícitos”.

Fonte: Folha de São Paulo