Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Evento internacional aborda políticas de cultura e empreendimento social nas universidades

card seminario

A 8ª Cátedra de Integração Latino-Americana e Caribenha, que será realizada pela primeira vez no Brasil, entre 4 e 6 de outubro, aborda o tema Inovação e Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa tem por objetivo reunir entidades universitárias, professores, pesquisadores, estudantes, com o propósito de refletir sobre o processo de integração, e dar visibilidade aos trabalhos cooperativos e ações concretas das universidades. O eixo temático principal das atividades desenvolvidas são os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), agenda de avanços civilizatórios estabelecida até o ano de 2030.

O Núcleo de Ação Cultural da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, em parceria com a Associação de Universidades da Améica Latina e Caribe para a Integração AUALCPI e a organização não governamental Opção Brasil, realizam na próxima quarta-feira, 5 de outubro, no teatro do Campus Barcelona (Av. Goiás, 3400) o VI Seminário Universidade Cultura e Sociedade, onde se discutirá o tema: Politicas de Cultura e Empreendimento Social Universitário para América Latina e Caribe.

Para debater o tema, foram convidados

Felix Rios (Venezuela): sociólogo, formado pela Universidade Católica Andrés Bello e Mestre em Gestão Pública pelo Instituto de Estudos Superior em Administração. Suas atividades estão relacionadas com desenvolvimento de capacidades em empreendimentos sociais, elaboração e planejamento estratégico de projetos. Atualmente é presidente da Opção Venezuela, organização que faz parte da rede Opción Latinoamerica.

Guilherme Varella (Brasil): Advogado e Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Ex-Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura do Brasil. Em 2014, publicou o livro “Plano Nacional de Cultura: direitos e políticas culturais no Brasil”. Foi advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), coordenador da área de direitos autorais e acesso à cultura e conhecimento.
Além do seminário, o evento realiza a da exposição fotográfica América Latina – Nação Cultura, produzida pelo Prof. Kléos M. Lenz César Jr. da Universidade Federal de Viçosa – UFV. A exposição é fruto do projeto Corredor Cultural do Fórum da Universidades Públicas do Sudeste, já exposta na Universidade Federal do ABC – UFABC, sendo cedida a USCS por meio do Termo de Cooperação firmado por ocasião do V Seminário Universidade Cultura e Sociedade.

O evento contará com tradução simultânea, e apenas os estudantes da universidade devem fazer inscrição prévia.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected]