Paraíba realiza ação preparatória com Gestores de Juventude

ENCONTRO-PREFEITOS

O governo da Paraíba reuniu mais de 200 prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos no estado, durante seminário que discutiu estratégias, ações e parcerias para os próximos quatro anos entre o poder público estadual e os municípios.

Dentro do encontro foram abordados diversos temas referentes a questões chave para o estado como a saúde básica, educação, convivência com a seca e recursos hídricos, segurança pública, empreendedorismo, ações afirmativas e indicadores socioeconômicos.

Visando ampliar o diálogo e reduzir a distância entre o poder público estadual e municipal, a Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, através da Secretaria Executiva de Juventude, dialogou e aplicou um questionário para mais de 90 gestores de juventude presentes na atividade. Além do questionário, o público presente teve a oportunidade de participar de palestras, oficinas e workshops

O questionário será uma importante ferramenta para o levantamento de dados sobre a atual situação dos munícipios, identificação de novos agentes das Políticas Públicas de Juventude e aprimoramento das relações, haja vista que a partir das alterações realizadas em virtude da posse de novos gestores é preciso manter em andamento as ações da temática.

Segundo a Priscilla Gomes, Secretária de Juventude do Governo da Paraíba, o momento foi extremamente proveitoso e cumpriu seu objetivo de construir pontes, parcerias e ações conjuntas, além de obter informações sobre instrumentos de juventude implementados nos municípios como conselhos de juventude, secretarias, coordenadorias e programas que trabalhem nestas localidades com algum tipo de ação direcionada para as juventudes.

“Foi um momento importante onde o governo do estadual conseguiu reunir a grande maioria dos prefeitos e prefeitas da Paraíba e nós não poderíamos deixar de utilizar esse momento para levantar dados sobre as PPJs nessas cidades e construir pontes para suplantar ações e levar a temática da juventude para as localidades onde ainda não existam através das parcerias e do diálogo”, afirma a secretária.

Do número total de gestores municipais que participaram do evento, cerca de 90% alegaram possuir desde o plano de governo, algum tipo de ação voltadas para as juventudes. A grande maioria destaque que as respectivas propostas possuem vínculo maior com as temáticas de esporte, cultura, construção de praças e equipamentos esportivos, além fortalecimento de grupos de jovens.

No questionário, 16 municípios relataram a existência de conselhos de juventude, e 14 que ainda não possuem a lei de criação aprovada, já relataram o interesse em criar o instrumento em suas gestões.

Entre as questões levantadas e dialogadas com os prefeitos, ainda esteve presente a criação e operacionalização de órgãos e estruturas de gestão para as PPJs.

Nesse sentido, foi realizado o contato com gestores que dialogam com a juventude através das secretarias de esporte, cultura e educação existentes nos municípios, além da troca de experiências e apresentação de informações para auxiliar o trabalho das prefeituras e seus gestores da Política Pública de Juventude, como o “Pacto Social Pela Juventude Paraibana” e o Plano Estadual de Juventude Rural que está em construção neste momento pelo governo do Estado.

 
Com informações: Secom/PB