Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens é aberta em São Paulo

33432405681_001933c621_z

Com festa, música e a presença de mais de 800 atletas juvenis, foi aberta nesta segunda-feira, 20, em São Paulo, a quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. A competição se estende até o sábado, 25, e terá 11 das 12 modalidades do programa disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – apenas o tênis em cadeira de rodas será disputado fora do CT, no clube Esperia.

A importância do evento para atletas juvenis foi ressaltada tanto por Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e do comitê organizador dos jogos, como por José Luis Campo, presidente do Comitê Paralímpico das Américas.

“Muitos atletas que competiram na primeira edição do Parapan de Jovens, em Baquisímeto, Venezuela, em 2005, brilharam em Pequim 2008. E tem sido assim desde então: Bogotá 2009, Buenos Aires 2013 foram fundamentais para os atletas deste continente para Londres 2012 e Rio 2016. O Parapan de Jovens se tornou uma ferramenta fundamental para o desenvolvimentos do atletas paralímpicos da nossa região. Tanto que outros continentes seguiram nosso exemplo e hoje também têm suas competições de jovens”, observou Parsons.

“Estamos a três anos e meio de Tóquio 2020 e Lima 2019 está apenas a dois anos de distância, e os que competem aqui devem estar muito motivados porque vários daqueles que competiram em Baquisímeto em 2005 depois chegaram aos Jogos Paralímpicos. E aqui em São Paulo vocês aprenderam como trilhar esse caminho”, disse Campo.

Abertos os Jogos, os atletas estarão, nos próximos cinco dias, em um dos maiores legados dos Jogos Paralímpicos Rio 2016: o CT Paralímpico. “Estamos aqui reunidos e confiantes de que esse CT é o maior legado dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Muitos dos maiores atletas paralímpicos do mundo treinam e competem aqui. Estou convencido que este ambiente magnífico vai inspirar os atletas a oferecer o melhor rendimento possível na competição”, considerou o mandatário do APC.

Participação de medalhistas
A cerimônia ainda contou com a participação de seis atletas brasileiros que medalharam nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Yohansson Nascimento e Verônica Hipólito, do atletismo; Alana Maldonado, do judô; Bruna Alexandre, do tênis de mesa; Evani Calado, da bocha; e Daniel Dias, da natação, carregaram a bandeira paralímpica para o palco para a execução do hino paralímpico.

 

Fonte: Cômite Paralímpico Brasileiro
Foto: Cleber Mendes/CPB/MPIX