Diplomacia Civil abre inscrições para o terceiro fórum dos países da América Latina e Caribe sobre desenvolvimento sustentável

omg (1)

O Diplomacia Civil, programa do Instituto Global Attitude, está com inscrições abertas até este domingo (17) para selecionar representantes brasileiros para o Fórum dos Países da América Latina e Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável 2019, a ser realizado pela Comissão Econômica da ONU para América Latina e Caribe (Cepal) entre 22 e 27 de abril.

Candidatos em situação de vulnerabilidade econômica poderão se candidatar ao recebimento de uma bolsa, que arcará com todos os gastos da viagem, exceto despesas com alimentação local e transporte. Durante o  ato de inscrição é importante que o candidato responda ao questionário socioeconômico para ter os custos cobertos pelo programa como passagem ida e volta, acomodação em hotel, orientação e supervisão para desenvolvimento do artigo, acompanhamento do coordenador e certificado de participação.

Promovidos pela Comissão Econômica da ONU para América Latina e Caribe (Cepal), o fórum se dedica à discussão da Agenda 2030, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas. A terceira edição do fórum tem como foco todos os países da região, reunindo representantes de Estado, setores privados, sociedade civil, bancos de desenvolvimento, órgãos subsidiários da própria Cepal, agências da ONU e blocos de integração regional.

O Coordenador do Diplomacia Civil, Felipe Toledo fala sobre a importância do programa “A Bolsa Jovem Diplomacia Civil é o resultado do trabalho que vem sendo feito pelo Diplomacia Civil desde 2012, que, assim como o programa, tem a intenção de estender a participação da juventude brasileira no âmbito internacional e multilateral, dando oportunidade para que algum jovem socialmente vulnerável tenha voz em um dos mais importantes eventos da América Latina e Caribe”, afirma Toledo.

Para se inscrever, o candidato deve ter entre 18 e 35 anos — podendo ser estudante, jovem profissional ou pesquisador, independente da área de formação —. O critério de seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico quanto o interesse pela temática abordada nos eventos, além da proposta de artigo (desenvolvido durante a preparação para a viagem).

O fórum acontece na sede da Cepal, em Santiago (Chile), entre 22 e 27 abril de 2019. Antes do evento, as delegações participam de workshops.

SERVIÇO
Cepal
Quando: entre 22 e 27 de abril de 2019
Onde: Santiago (Chile)
Inscrições podem ser realizadas no endereço https://form.jotformz.com/90344639077665

Sobre a Bolsa Jovem Diplomacia Civil

Visando o engajamento da juventude brasileira no âmbito internacional, por meio de um processo que busca incluir a todas e todos, independente da origem regional, étnica ou de gênero, o Instituto Global Attitude lança a Bolsa Jovem Diplomacia Civil, benefício voltado à parcela da juventude considerada em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para este fórum, o Instituto oferece uma vaga para a bolsa, que cobrirá todos os custos do programa listados acima (o benefício, porém, não inclui gastos com alimentação e transporte local durante o período da viagem). Serão avaliadas pela coordenação do Instituto as condições socioeconômicas dos candidatos, bem como a excelência acadêmica e profissional.

Durante a inscrição online, o candidato que sinalizar o desejo de concorrer à bolsa deverá preencher questionário socioeconômico, disponível no mesmo formulário.

Sobre o Diplomacia Civil

Iniciativa do Instituto Global Attitude, o programa tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial através de capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo. Desde 2011, o Instituto Global Attitude já coordenou a participação de mais de 320 jovens em programas internacionais.

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro-saúde, assistência na emissão de visto, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Fonte: Diplomacia Civil/Instituto Global Attitude