São Caetano realiza encontro de Mobilidade Urbana Sustentável

02042019-Entrevista-com-o-Prof-Daniel-Vaz-V-EIMUS-2-768x512

Pela primeira vez ao Brasil, o EIMUS (Encontro Ibero-Americano de Mobilidade Urbana Sustentável), acontecerá no Campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), entre os dias 7 e 9 de maio. O objetivo é promover debate sobre aspectos importantes para as cidades.

Para o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr, o encontro é importante para todo ABC. “Este encontro tem como objetivo uma diferenciada visão para a atualidade, como transporte sustentável e inclusivo, uso de combustíveis renováveis e implementação de políticas públicas que busquem equidade, sustentabilidade, bem comum e participação social”, afirma.

O presidente da Asimus, o espanhol Pau Noy, acredita que a realização do evento em São Caetano é importante pelo fato de a cidade se localizar numa região onde se concentra o principal parque industrial automotivo brasileiro, um dos maiores da Ibero-América: o ABC.

“Estamos animados por realizar esse intercâmbio de conhecimento entre Europa e América Latina dentro desse ambiente da indústria de veículos, que passa por mudanças, e deve se adaptar a uma nova realidade, oferecer produtos ambientalmente sustentáveis e utilizar novas matrizes energéticas diferentes do petróleo”, ressaltou Noy.

Coordenador do Núcleo Brasil do Creces, Daniel Vaz, acredita que o encontro posiciona São Caetano e o ABC como protagonistas no cenário internacional, por reunir países e instituições ao redor das questões relacionadas com a mobilidade urbana e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

“Realizaremos debates e reflexões, que podem o ABC e outras partes do Brasil e da América Latina, possam encontrar alternativas para o seu desenvolvimento social e econômico, a partir de energias limpas e de fontes renováveis, utilizando a tecnologia”, concluiu Vaz.

O evento deverá contar com a presença de conferencistas e participantes vindos de mais de dez países, que se reunirão em conferências, apresentações de casos de sucesso, workshops e um Fórum Acadêmico realizado em parceria com o Observatório Latino-Americano sobre Responsabilidade Social, órgão vinculado ao sistema das Nações Unidas.

Faça sua inscrição: www.eimusbrasil.com
Fonte: Repórter Diário