Tati de Sampa: Conquistadas para conquistar

Tati Infojovem

Conquistar significa tomar posse, apoderar-se, alcançar algo com esforço ou merecimento. Por isso celebramos nossas conquistas, pois são as nossas marcas, nossos marcos no mundo.

A consciência negra é uma conquista. A consciência de mulheres, negras, periféricas e que atuam politicamente é uma conquista ainda maior. Afinal na terra dos pregadores da meritocracia há escassez de oportunidades e abundância de preconceitos.

As pessoas concordam que isso precisa mudar, mas, ao mesmo tempo, tem medo das mudanças. E quando temos medo nosso cérebro ativa seu lado mais primitivo que trabalha com apenas duas opções: agredir ou se esconder.

Se alguém tenta fazer algo diferente disso (agredir e se esconder), se dispor a ir além, lutar, desbravar mundos habitados apenas por homens, brancos e ricos, as pessoas desconfiam, desestimulam, desacreditam, duvidam. Por isso é tão difícil que uma mulher negra seja candidata a algum cargo eletivo e mais difícil ainda que seja eleita.

Mas conquistamos nosso direito à liberdade, conquistamos nosso direito ao voto, conquistamos nossa voz, conquistamos nossa consciência. Haveremos certamente de conquistar cada vez mais mulheres, negras, periféricas nos espaços de poder, inclusive na política. Afinal, nós fomos conquistadas para conquistar.

*Tati de Sampa é ativista social formada em Relações Públicas 

 

Nota: As opiniões apresentadas nesse texto são de total responsabilidade do seu autor.