Jovens unidos pelo bem

Cópia de Cópia de INNFOJOVEM (7)

Muitas pessoas dizem que os jovens não querem nada com nada, só pensam em baderna, bebidas e drogas. Boa parte da sociedade desvalorizam a juventude, nos olham como a idade de gente imatura e sem responsabilidade.

Já dizia o Charlie Brown: “O jovem no Brasil não é levado a sério”, mas será que isso realmente é verdade ou é simplesmente um discurso antigo e irreal?

Se observarmos um pouco, poderíamos listar grandes nomes de jovens que através de projetos e grandes ideias transformadoras, deixaram o seu legado para um mundo melhor.

Aqui quero destacar apenas um projeto, que não é distante de mim, um projeto social a qual eu faço parte, e que mais de 70% do seu público é jovem, e além disso os idealizadores iniciaram antes dos 30 anos de idade.

A ONG se chama Hamburgada do Bem e tem como objetivo levar transformação social entre voluntários e crianças carentes de comunidades, tornando pessoas melhores para mudar o mundo ao seu redor.

A ação acontece em um dia inteiro, onde as crianças têm diversas atividades recreativas e educativas, sempre acompanhada de um voluntário, e um almoço delicioso de hambúrguer artesanal feito pelos próprios voluntário do time da cozinha, e com isso acontece uma grande integração entre todos, jovens dividindo suas experiências com outros, e passando bons princípios de cidadania para aquelas crianças, e muitas vezes mostrando um mundo a qual as crianças não conseguem enxergar, e assim despertando uma nova perspectiva de vida nelas.

O projeto é lindo, e eu poderia tentar descrever como é, mas isso foi apenas um resumo do que eu posso enxergar, mas a verdade é que olhando esse projeto e tudo que já destaquei aqui, não consigo olhar o jovem da mesma forma que algumas pessoas olham, como alguém que simplesmente não quer nada como nada.

Nesse projeto já passou mais de 50 mil voluntários em menos de 6 anos de existência, já disse acima sobre a porcentagem de jovens, ou seja, mais de 35 mil envolvidos é a Juventude, a ONG já chegou em mais de 5 países e atendeu mais de 90 mil crianças.

Eu poderia citar nomes de famosos e gente do mundo inteiro que ainda jovem se destacaram por mudar o mundo, mas as minhas maiores referências são meus amigos, pessoas que eu vejo de perto e que me inspiram todos os dias a ser um cidadão melhor, e a fazer o bem, Erick Watanabe, Tacio Watanabe e Tico Salles os Idealizadores desse projeto.

Os discursos negativos sobre os jovens podem continuar, mas a verdade é que a Juventude tem uma força que ninguém pode parar, e quando se unem para o bem, o mundo pode mudar.

 

Cesar Sousa é Subsecretário de Juventude de Guarulhos

 

Nota: As opiniões apresentadas nesse texto são de responsabilidade do autor e não refletem a linha editorial do Infojovem.