FONTE DE VIDA

Cópia de Cópia de INNFOJOVEM (8)

Apesar de muitas pessoas ainda interpretarem que tenho pouca idade, fato que me faz ficar lisonjeado por vezes, devo admitir que já faz um tempo que me tornei uma pessoa experiente em vários assuntos. Conforme o tempo passa, parece que o que nos torna com a aparência mais jovem é o fato de fazer aquilo que acreditamos com muita determinação e competência. Dentre tantas coisas que já fiz na vida, creio que uma das decisões mais acertadas foi me capacitar na área ambiental.

Hoje, toda vez que me deparo com algum problema, penso na solução de forma absolutamente distinta do início da minha trajetória profissional e com o passar do tempo percebo que ter me aprofundado no entendimento das variáveis naturais e como interferimos na vida do planeta tem me ajudado muito nisso.

Podemos citar como exemplo a questão da água, que ao olhos de muitas pessoas é um bem infinito e basta abrir a torneira para que esteja disponível, porém não compreendem de quantos processos são realizados desde a sua captação, tratamento, distribuição, coleta e descarte.

Ao desperdiçarmos cada gota de água, jogamos fora todo um processo que foi realizado para que tivéssemos em nossas casas um produto de qualidade, por outro lado, isso causa um desperdício que muitas vezes impacta para que outras pessoas com menor poder aquisitivo tenha acesso a esse insumo tão importante para nossa sobrevivência.

Olho para água hoje assim como olho todo o acúmulo de experiências que há por tras de qualquer pessoa, Por quantos lugares e processos cada uma delas já passou e o quanto eles podem contribuir com a minha trajetória. Vejo que ninguém, assim como a água, pode ser desperdiçado.

É preciso que tenhamos a capacidade de interagir de forma mais harmônica com as pessoas e a natureza, fazendo que nossa estadia aqui no planeta seja a mais satisfatória possível.

Penso que o futuro é de grandes desafios, mas se houver disposição para a mudança de hábitos e respeito às trajetórias que nos trouxeram até aqui, tudo ficará bem melhor. Assim como a água, nós também podemos ser novas fontes de vida.

 

Leandro Costa é formado em Gestão Ambiental e pós graduando em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

 

Nota: As opiniões apresentadas nesse texto são de responsabilidade do autor e não refletem a linha editorial do Infojovem.