Cinema

Apesar da enorme difusão dos DVDs e filmes na internet, o que demonstra a popularização da linguagem audio-visual, o cinema ainda é uma das formas de lazer mais elitistas. Consumir e produzir cinema ainda é muito caro. Entretanto, existem soluções alternativas tanto a respeito da produção cinematográfica e do acesso por meio de novos recursos tecnológicos, mais populares e acessíveis.

Juventude e Cinema estão interligados por dois motivos principais: o primeiro é que a juventude é a maior frequentadora das salas de cinema no Brasil, e o segundo é devido à enorme quantidade de filmes/documentários sobre este período da vida. Veja o trailler do filme Juventude de Domingos de Oliveira:

Uma das dificuldades de difusão dos filmes, apesar de sua grande demanda, é a ausência de salas de cinema e o preço do ingresso. Para uma grande parcela da população, o valor da entrada é caro, principalmente para aqueles que não têm o desconto de 50% garantido pela carteira de estudante ou de professor. Isso faz com que a busca pelos cinemas alternativos seja grande, porque vendem ingressos a preços populares.

Para aumentar o número de espectadores, muitas salas de cinema dão descontos, principalmente na chamada baixa estação, quando os estudantes não estão no período de férias escolares.

Cinema no Parque

Também conhecido como Cinema na Praça ou Cinema ao Ar Livre, essa é uma atividade que está se tornando cada vez mais comum. Consiste na apresentação de filmes e documentários em grandes telas colocadas em locais públicos. É muito comum isso ocorrer em cidades do interior dos estados, que não possuem salas de cinema; no entanto, também ocorre nos grandes centros urbanos, através de projetos desenvolvidos por organizações governamentais e não governamentais.

Esse é um projeto interessante porque, além de estimular a cultura, é um programa a custo zero para a população, ou seja, acessível a todos. Geralmente são reproduzidos filmes brasileiros, documentários e curtas.

Gêneros de Filmes

Existem vários gêneros de filmes, entre eles:

  • Ação
  • Animação
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário, ou Filme Não-ficcional
  • Drama
  • Épico e Aventura
  • Espionagem
  • Erótico
  • Fantasia
  • Faroeste, ou Bang-bang
  • Ficção Científica
  • Guerra
  • Musical
  • Policial
  • Pornográfico
  • Romance
  • Suspense

Para mais informações sobre os gêneros de filmes, clique aqui.

Algumas organizações que atuam com a temática de filmes e cinema:

Agência Nacional do Cinema (Ancine) – É o órgão oficial de fomento, regulação e fiscalização das indústrias cinematográfica e videofonográfica, dotada de autonomia administrativa e financeira. Através de sua página na internet, a Ancine disponibiliza à classe cinematográfica, aos pesquisadores, jornalistas e interessados em geral dados estatísticos, boletos de recolhimento, referente a opções de mecanismos legais, formulários, editais, informações e notícias, na intenção de facilitar o acesso à informação a respeito de suas realizações e competências.

Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) (BA) – É uma associação civil sem fins lucrativos constituída por pessoas envolvidas em: produção; infraestrutura; pesquisa; preservação; restauração; crítica; ensino e formação profissional; promoção e divulgação das obras audiovisuais.

Associação Brasileira de Cinematografia – É uma associação que propicia a convivência e a livre troca de informações entre colegas. Objetiva impulsionar o aperfeiçoamento técnico e artístico das categorias profissionais da nossa cinematografia.

Associação Cultural Kinoforum – Entidade sem fins lucrativos, realiza atividades e projetos apoiando o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro. Em intercâmbio com associações e eventos nacionais e internacionais, promove a divulgação do audiovisual brasileiro e latino-americano.

Cinema Nosso – Organização social, cuja missão institucional é “ampliar o universo cultural e contribuir para o desenvolvimento do senso crítico de crianças, adolescentes e jovens oriundos das classes populares através da linguagem audiovisual”.

Cinemateca Brasileira – É a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina.

Fundação Cinema (RS) – Reúne iniciativa privada, Estado, produtores e exibidores cinematográficos do Rio Grande do Sul, objetivando à análise, organização e desenvolvimento do setor, além da difusão do cinema realizado no RS, em escala nacional e internacional.

Links