Educação à Distância

Compartilhe

Educação à Distância

É uma forma de ensino que permite a auto-aprendizagem e que não obriga as pessoas envolvidas no processo formativo estarem frente a frente.

A aprendizagem se dá a partir de recursos didáticos sistematicamente organizados e de relacionamentos através de um ou vários meios de comunicação como internet, rádio, televisão, correspondência.

A educação à distância pode ser realizada tanto para processos formais, quanto para não-formais de educação, ou seja, para a conclusão do ensino fundamental ou médio, pós-graduação estudo de idiomas, cursos profissionalizantes, entre outros. Através dela, pode-se conceder diplomas ou certificados.

Links

Oportunidades

Programa Educar
Programa de educação à distância para a formação de professores e qualificação da aprendizagem dos alunos: uso da INTERNET como meio auxiliar no processo ensino/aprendizagem na sala de aula, interligando o sistema de ensino público.

Centro de Integração Empresa Escola
Neste momento encontram-se disponíveis os cursos “Conectado ao Mercado de Trabalho” e “Atualização Gramatical”. Nesses cursos são abordados aspectos fundamentais para os estudantes aumentarem suas chances de ingresso no mercado de trabalho.

Projeto EducaDi
O objetivo do projeto é a aplicação da Internet em educação à distância para o atendimento de populações de regiões marginais urbanas e a formação de professores.

Telecurso 2000
Programa da Fundação Roberto Marinho em parceria com sistema FIESP/CIESP/SESI/SENAI/IRS. É uma metodologia educacional que integra os conteúdos do ensino fundamental e do médio utilizando multimeios. Tem por objetivo oferecer uma nova oportunidade de concluir os estudos básicos para todos aqueles que, por algum motivo, não puderam fazê-lo no tempo adequado.

Programas governamentais

Governo Federal

Universidade Aberta do Brasil
É um projeto criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior a distância, em caráter experimental.
Tem por objetivo sistematizar as ações, programas, projetos, atividades pertencentes às políticas públicas voltadas para a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil.

TV Escola – o canal da Educação
A TV Escola é um canal de televisão, via satélite, destinado exclusivamente à educação, que entrou no ar, em todo o Brasil, em 4 de março de 1996. Seus principais objetivos são a capacitação, atualização, aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública de Ensino Fundamental e Médio e o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.

Rádio Escola
É um programa que desenvolve ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico de comunidades escolares, o desenvolvimento de protagonismos cidadãos e o treinamento de grupos profissionais.

Pró-Formação
É um curso em nível médio, com habilitação para o magistério na modalidade Normal, realizado pelo MEC em parceria com os estados e municípios. Destina-se aos professores que, sem formação específica, encontram-se lecionando nas quatro séries iniciais, classes de alfabetização ou Educação de Jovens e Adultos – EJA das redes públicas de ensino do país.

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.
O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.