Idiomas

Como parte integrante do currículo do Ensino Fundamental e Médio, encontra-se o ensino de idiomas, inglês e espanhol. Apesar disso, há uma busca muito grande por escolas que ensinem os mais diversos idiomas, ou mesmo os ensinados nas escolas, mas com um maior aprofundamento e enfoque diferenciado de acordo com necessidades específicas como pronúncia, escrita ou leitura.

Links para algumas escolas de idiomas em âmbito nacional

Teste de Proficiência

O teste de proficiência é um tipo de teste que avalia o conhecimento de determinada língua. A seguir, alguns dos mais conhecidos testes de proficiência:

Espanhol

DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera
Certificado oficial do Ministério da Educação e Ciência Espanhol e do Instituto Cervantes. Elaborado e corrigido pela Universidade de Salamanca. Há três níveis: básico, intermediário ou avançado.
Onde fazer: institutos e casas de culturas hispânicas.
Mais informações

CELU – Certificado de Español: Lengua y Uso É o primeiro certificado reconhecido pelo governo argentino, criado em 2004 por uma parceria entre as universidades nacionais de Buenos Aires, Córdoba e do Litoral. Avalia a capacidade lingüístico-comunicativa oral e escrita. Leva em consideração o espanhol padrão, dentro de qualquer variedade dialética do idioma.
Onde fazer: Instituto Cultural Brasil Argentina (RJ e PR), Instituto Ceciab (DF) e Centro de Línguas da FFLCH/USP (SP).
Maiores Informações

Alemão

KDS (Kleines Deutsches Sprachdiplom)
Aceito por empresas e pelas universidades da Alemanha e em países da língua alemã, comprova profundos conhecimentos do idioma, principalmente em textos mais elaborados e literários, além de conhecimentos da cultura e civilização alemã. É concedido pela Universidade de Munique e o estudante deve ter mais de 18 anos completos.
Onde fazer: Instituto Goethe
Mais informações

Francês

DELF (Diplôme d’Etude em Langue Française) e DALF (Diplome Approfondi de Langue Française)
Concedido pelo Ministério da Educação da França, atesta o nível de conhecimento (oral e escrito). Reconhecido por estabelecimentos de ensino e empresas. Composto por quatro níveis: Delf A1 (iniciante), Delf A2 (elementar), Delf B1 (referência), Delf B2 (avançado), Falf C1 (autônomo) e Dalf C2 (domínio completo).
Onde fazer: Aliança Francesa
Mais informações

TCF (Teste de Conhecimento em Francês) É o texto lingüístico do Ministério da Educação francês, aceito como comprovação do nível de francês dos candidatos a uma universidade ou escola francesa. Válido por dois anos, é possível refazer o teste total ou parcialmente, caso o resultado não seja satisfatório, com um intervalo mínimo de dois meses.
Onde fazer: Cendotec e Aliança Francesa
Mais informações

Inglês

CAMBRIDGE – FCE (First Certificate in English), CAE (Certificate in Advanced English), CPE (Certificate of Proficiency in English) Realizado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. É exigido em todas as universidades públicas do Reino Unido e em mais de 400 universidades nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Oferecido nos níveis: intermediário, avançado e fluente. Não tem prazo de validade.
Onde fazer: Cultura Inglesa
Mais informações

GMAT (Graduate Management Admission Test) Para quem quer fazer MBA nos EUA. Mede qualificação nas áreas de matemática, redação analítica e verbal. Com opção de prova on-line.
Onde fazer: Escolas de inglês, institutos e centros de cultura
Mais informações

IELTS (Internacional English Language Testing System) Reconhecido por universidades na Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA. Foi desenvolvido pela Universidade de Cambridge e é gerenciado pelo Conselho Britânico e pelo IDP Education Australia. Comprova a proficiência em inglês para fins acadêmicos.
Onde fazer: Conselho Britânico
Mais informações

TOEFL (Test of English as a Foreign Language) Exigido para ingresso em mais de 4,4 mil escolas, instituições e universidades em 110 países, principalmente nos EUA. Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática, dando maior ênfase, desde 2006, à capacidade de comunicação. Pode ser feito on-line ou com prova impressa.
Onde fazer: escolas de inglês, institutos e centros de cultura
Mais informações

Italiano

CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana) e CILS (Certificato di Italiano como Lingua Straniera)
Os dois atestam a proficiência em italiano. O CELI é concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. O CILS, pela Universidade para Estrangeiros de Siena. Há seis níveis de conhecimento certificados pelo CILS e cinco pelo CELI.
Onde fazer: Institutos culturais italianos
Maiores Informações

(Fonte:Belta – Brazilian Educacional & Language Travel Association – 2007)