Participação Cidadã

participação social 2

Alguns fatores, como o reconhecimento da sociedade civil organizada, por parte dos governos, e a conseqüente elevação da participação da população nos programas governamentais, somando à ampliação e diversificação dos temas de discussão na arena pública, têm determinado um novo padrão de governança. Este padrão termina por oferecer um novo espaço onde o conceito de participação pode ser ampliado até o conceito de cidadania, ou seja, a participação cidadã.

Você sabia?

A participação cidadão é a participação ativa dos cidadãos na sociedade, o que inclui e abrange todas as formas de participação, política, social, cultural ou econômica, bem como a combinação entre elas, como por exemplo: sócio-econômica ou sócio-cultural.

Ao discutir participação cidadã, que tem como um dos seus fundamentos a partilha de poder, percebe-se, como uma das maiores dificuldades, o desconhecimento da organização do Estado, do papel de cada um dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, dos direitos econômicos, sociais e culturais e dos instrumentos de controle social sobre órgãos e instituições públicas.

Você sabia?

Em 2005, a Rede Interamericana para a Democracia (RID) lançou o Índice de Participação Cidadã, que abrange oito países: Argentina, Peru, México, República Dominicana, Costa Rica, Brasil, Chile e Bolívia.

Este índice tem como objetivo avaliar os âmbitos, níveis e motivações atuais da participação cidadã, entendida como a participação dos indivíduos em atividades públicas, enquanto portadores de interesses sociais.

Para a composição desse índice foram entrevistadas 1006 pessoas, dentre elas, 189 tinham entre 18 e 25 anos e 230 entre 26 e 230 anos de idade.

Entre os países analisados, o Brasil aparece em primeiro lugar na questão de atuação da sociedade civil em questões coletivas, com uma pontuação de 5,1 numa escala de 1 a 10.

Análise, geral e por países, do Relatório do Índice de Participação Cidadã 2005

Links