Compartilhe

Procura de Emprego

Quedas em taxa de desemprego e formalização de empregos são resultados positivos que têm sido divulgados em relação ao mundo do trabalho. Mas, encontrar uma colocação no mercado de trabalho ainda é uma tarefa difícil.

 

Entrevista de Trabalho – O que devo fazer?

Ser convidado para uma entrevista de trabalho já é uma grande conquista. Isso significa que você conseguiu despertar no recrutador algum tipo de interesse pelas suas habilidades, formação e experiência.

 

 

Fonte : YouTube

A entrevista de trabalho é momento de muita ansiedade e nervosismo para muitos candidatos, pois eles serão analisados durante toda a entrevista. Os recrutadores utilizam uma série de critérios, tanto objetivos (expectativas da organização em relação ao novo funcionário), como subjetivos (a percepção que o entrevistador tem do candidato a vaga) para escolherem o profissional que melhor atende ao perfil da vaga em aberto.

A verdade é que não tem uma receita a ser seguida. Porém, existem dicas que podem ser úteis e ajudar no grande dia, como por exemplo se vestir apropriadamente para a entrevista, usando roupas mais formais e discretas. Quanto a maquiagem, não exagere usando sombras e batons de cores fortes. Procure saber informações sobre a organização pela qual você estará sendo entrevistado e faça perguntas sobre o futuro trabalho.

Onde Procurar por Emprego?

Na internet é possível ter acesso a uma série de websites especializados em divulgar ofertas de trabalho, bem como de realizar a intermediação entre candidatos e empregadores. Há também agências privadas especializadas em recrutamento e seleção de pessoal para organizações, que você pode ter acesso online ou procurar até mesmo em listas telefônicas.

Jornal, Televisão e Rádio também são boas fontes para se buscar trabalho. Praticamente todos os jornais brasileiros possuem uma seção de classificados na qual são anunciadas as ofertas de emprego na região. A TV e o rádio, por meio de sua programação local, fazem anúncios bem específicos sobre oportunidades profissionais nas localidades em que atuam.

Sistema Nacional de Emprego – SINE

Tem como uma de suas principais funções (re)colocar o trabalhador no mercado de trabalho. O SINE dispõe de informações sobre as exigências dos empregadores que disponibilizam vagas junto aos postos de atendimento do SINE.

O público atendido pelo SINE é bastante diversificado, abrangendo trabalhadores em geral, desempregados ou em busca de nova ocupação; pessoas com deficiência; idosos; pessoas que buscam o primeiro emprego e empregadores da iniciativa privada ou governamental.

Para encontrar um posto de atendimento no seu estado basta entrar no site do SINE e procurar pela localidade mais próxima de você.

Outros links que podem ajudá-lo a encontrar o que procura:

Links

Links por Estado

Amazonas

Ceará

Distrito Federal

Maranhão

Paraíba

Pernambuco

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

 

Como escrever um currículo (CV)

O currículo é normalmente o primeiro contato da organização com o candidato a emprego. Portanto, é  importante que o currículo – em papel ou em versão virtual – tenha clareza e uma boa apresentação.

Dicas para elaboração de um currículo (CV)

 

Nome Completo

Dados Pessoais (idade, data de nascimento,estado civil, endereço, telefones, e-mail)

Objetivo (coloque um objetivo apenas e que esteja alinhado com a vaga a qual você está se candidatando. Ex: Assistente Comercial)

 

Formação 

Digite o nome da escola e data de formação- (coloque da última para a primeira)

Ex: Escola NYZ – 3º ano do Ensino médio – cursando

Experiência Profissional

Digite o cargo – Nome da Empresa – Data de início e término
Digite as habilidades que desenvolveu na empresa

Ex. Vendedor – Loja NYZ – 23/12/2013 a 12/11/2014

– Atendimento ao público, vendas e recebimento.

Observações: Se  a experiência profissional foi informal, coloque “informal” entre parênteses e não use termos como ” bico”. Relacione em ordem cronológica decrescente, isto é, começando pela experiência mais recente.

 

Idiomas

Curso/ nível básico, intermediário, avançado ou fluente/empresa/data de conclusão-cursando.

Relacione apenas os mais importantes.

Ex: Inglês básico – Curso PWA – cursando

 

Informática

Programas/nível básico, intermediário ou avançado/carga horária/empresa/conclusão.

Ex: Word, Excel e Power Point – Básico – 12hs – Curso XYZ  – conclusão agosto de 2011.

Cursos

Nome do curso / instituição / carga horária/ data de conclusão.

Ex: Enter Jovem Orientação Profissional – Instituto Empreender – 200hs – Conclusão dezembro de  2012.

 

OBSERVAÇÕES GERAIS

Data e assinatura são opcionais.

Pretensão Salarial somente quando solicitado no anúncio.

ATENÇÃO!

  • Procure usar somente folhas de cor branca, com letras pretas.
  • Não usar excesso de espaçamentos e nem letra em tamanho grande demais para o currículo parecer maior. 12 é um bom tamanho para a fonte. Use fontes que sejam de fácil leitura, por exemplo: Arial, Verdana e Tahoma.
  • Não colocar o número dos documentos.
  • Não se usa mais “Curriculo Vitae” no título.
  • Não colocar as suas qualidades, isso será falado na entrevista.
  • O volume das informações é uma questão de bom-senso.
  • Confira o que está escrito e atente-se para erros gramaticais, isso é inadmissível em um currículo.
  • Não é recomendável incluir foto.
  • Não escreva falsas informações.