Será o fim dos jornais impressos?

Pesquisa realizada nos EUA revela que cerca de metade (49%) dos entrevistados acredita que os jornais impressos deixarão de existir, ao concordarem com a assertiva “No futuro, não haverá mais jornais porque todos obterão notícias a partir da internet.” Houve um avanço considerado em relação ao resultado de três anos atrás, quando apenas 27% concordaram com a mesma afirmação.

A expectativa do consumidor médio de que os jornais “sempre estarão ao nosso dispor” erodiu dramaticamente desde que começamos a acompanhar as respostas a essa pergunta em 2007 – diz Bill Rose, vice-presidente sênior de marketing da Arbitron. Segundo Larry Rosin, presidente da Edison Research, essa percepção é compartilhada por quase todos os grupos etários, exceto os maiores de 65 anos.

Os resultados são fruto da pesquisa “The Infinite Dial 2010 – Digital Platforms and the Future of Audio”, realizada nos EUA com 1.753 pessoas maiores que 12 anos de idade. É o 18º estudo em uma série de pesquisas que a Arbitron e a Edison vêm conduzindo desde 1998 sobre tópicos relacionados à internet e às novas mídias.

A pesquisa revela também que a percentagem de americanos possuidores de perfil em uma ou mais redes sociais também subiu para quase metade da amostragem (48%), em comparação com 34% em 2009.

Descobriu-se também que 30% dos americanos com mais de 12 anos de idade e que possuem perfis em pelo menos uma rede social usam esses sites várias vezes por dia, em comparação com apenas 18% um ano atrás.

Fonte: O Globo