Grafitagem de Galo (Recife – PE) dialoga com internet

Grafite, toy art, música e internet convivem na nova exposição do grafiteiro Galo de Souza, A saga de ControlC & ControlV, inaugurada no último dia 14/07, no Espaço Muda, em Recife – PE. Para recebê-la, até a fachada do local também passou por uma transformação: a partir de agora uma obra de Galo preenche o espaço, que desde a abertura do Muda era colorido pelas pinturas da atriz e artista plástica Thaianne Cavalcanti.

Galo recorda que a ideia dos personagens ControlC & ControlV, uma referência aos comandos para copiar e colar links e textos no computador, surgiu há cerca de dois anos. Quando apareceu o convite para esta exposição no Muda, ele decidiu desenvolver a história. “O tema dialoga com esta questão do direito autoral. Acho uma coisa boa da internet, que é não ter muitas barreiras. Claro que há portas que você só pode entrar com uma senha, mas a grande maioria é livre. Você pode conseguir os textos, fotos, vídeos que você quer e colar na sua pasta para depois poder degustar aquilo com mais calma. Cabe a você buscar as coisas boas. Não é só usar para conversar, mas também para buscar informações”, afirma o grafiteiro, que lembra o debate sobre o direito autoral na internet: “Tem estas questões legais também, mas acho que quando está autorizando é uma coisa boa”.

A mostra reúne algumas vertentes do trabalho artístico de Galo. Algumas figuras foram grafitadas pelas paredes do Muda (além da fachada, estas obras também se espalham pelo espaço interno da galeria). Outras ocupam telas ou foram pintadas sobre material reciclado. É uma experiência semelhante aos trabalhos que ele apresentou na individual O vendedor de bananas, realizada em setembro de 2009, na Galeria de Artes do Sesc Casa Amarela. Peças encontradas na rua, como chapas de metal ou mesmo eletrodomésticos, podem receber as pinturas. A mostra reunia criações inspiradas em uma música de Jorge Ben Jor.

“Nesta exposição queria algo mais lírico mesmo, uma história criada por mim. Não quis colocar os outros ‘Control’ todos (risos), porque acho que estes dois são os mais legais”, resume o artista.

Além destas pinturas e grafites, Galo também criou alguns objetos. Entre eles há um par de pufes, feitos em couro e pelúcia, em forma de uma cabeça. O artista também criou alguns exemplares de toy art. Mesmo que ainda não conhece o termo, já deve ter visto por aí os “brinquedos” utilizados por artistas como mais um suporte de criação. Feitos com materiais diversos, eles são geralmente destinados ao colecionismo e à decoração.

As pinturas em A saga de ControlC & ControlV são de autoria de Galo, mas a exposição acabou congregando diversos artistas. E como a música tem um forte relação com a internet, ela também tem um papel importante na mostra.

Como a exposição ficará no Muda por um mês, Galo afirma que está querendo organizar algumas festas no local. Após o final da mostra, ele pretende disponibilizar os sets na internet. Enquanto isso, o grafiteiro prepara outra exposição para a próxima semana. A segunda mostra terá mais telas e ficará em cartaz na Arte Plural Galeria (localizada no Bairro do Recife).

A exposição do Espaço Muda fica em cartaz até o dia 9 de agosto e pode ser visitada de terça-feira a sábado, a partir das 18h. Além do espaço para exposições, o Muda possui um bistrô, espaço para a moda e atrações de artes cênicas, como a peça Erêndira (confira a programação no blog).

A saga de ControlC & ControlV, exposição de Galo de Souza, no Espaço Muda. Rua do Lima, 280, Santo Amaro. Informações: (81) 3032-1347

Fonte: JC Online