Educação para o trânsito

O Governo da Paraíba, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), deu início em João Pessoa, este ano, a uma campanha de educação para o trânsito nas escolas. A estratégia é mobilizar a sociedade em torno da paz e humanização do tráfego de veículos e pessoas nas ruas e avenidas da Capital.

O programa tem como principal objetivo conscientizar e orientar as crianças e jovens sobre a importância de respeitar as leis de trânsito – com foco no respeito à vida – e assim evitar mortes ao volante causadas por imprudência.

Na ocasião, o superintendente do Detran, coronel Francisco de Assis, fez um alerta aos alunos, às instituições públicas, privadas e a imprensa, para que se envolvam em ações conjuntas e continuadas de prevenção e educação no trânsito. Enfatizou que o trabalho de conscientização é contínuo e a longo prazo, pois seu intuito é realizar mudanças no comportamento das pessoas no trânsito.

Até o final do ano estão programadas visitas das equipes do Detran e seus parceiros a escolas, enfocando o tema “Paz no trânsito, a gente que faz” e, segundo o coronel Francisco, para agendar a atividade o estabelecimento interessado deve entrar em contato com a Coordenação da Divisão de Educação do órgão.

Ele lembrou que a intenção é realizar um trabalho contínuo. Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado lançou a campanha de prevenção de acidentes: “Basta um gole para causar um acidente. Você sabe disso?” Em um curto prazo obteve-se resultados positivos. “Para se ter uma idéia, no período do carnaval não foi registrado nenhum acidente de trânsito com vítima fatal no Estado, e nos dois meses seguintes houve uma redução de acidentes com relação ao mesmo período do ano passado”, comemorou.

Além das ações educativas, o Detran realizará fiscalizações diárias, com bafômetros, em diversos pontos das principais cidades da Paraíba, escolhidos estrategicamente. Além disso, ocorrerão outras ações preventivas, incentivando o uso do cinto de segurança, revisões periódicas nos veículos e alertando sobre o risco de dirigir falando ao celular, infração bastante recorrente.

Fonte