Escolas em Pernambuco acolhem a Semana da Empregabilidade

Imagem: Vários alunos na atividade da FIR


Evento é realizado pelo Instituto Empreender e instituições de ensino parceiras
Por Rafael Mesquita

Cerca de 2.000 alunos da rede pública de ensino em Pernambuco foram beneficiados com a realização da Semana da Empregabilidade, uma iniciativa do Instituto Empreender e instituições de ensino parceiras. O evento visou desenvolver o potencial de empregabilidade dos jovens e retirar suas principais dúvidas sobre o mercado de trabalho. Palestras, apresentações e oficinas foram oferecidas por profissionais do instituto, escolas, empresas contratantes, assim como pelos alunos.

No Recife e Região Metropolitana, o evento ocorreu do 23 ao 27 de agosto em um total de 23 escolas. O grau de comprometimento e organização nas instituições chamou a atenção dos espectadores. “Demonstraram muita segurança no que estavam fazendo e fizeram muito bem”, comentou Bruna Mélo, estagiária da qualificação do Instituto Empreender, a respeito do empenho dos alunos da escola Mariano Teixeira, que fizeram uma apresentação sobre Comunicação e Empreendedorismo além de uma peça teatral sobre “Antes e Depois de Enter Jovem Plus”.

“Foi uma honra ter visto os jovens bem seguros, preparados e bem capacitados para oferecerem as oficinas que foram propostas e executadas por eles”, acrescenta Rosana Oliveira, educadora da escola Sylvio Rabello, que crê também que os alunos que conseguiram finalizar o programa e atingir esse grau de preparo são “mais que vencedores”.

Durante o encerramento, na tarde do último sábado (28) de agosto, os corredores e salas da Faculdade Integrada do Recife (FIR) foram tomados por centenas de alunos do programa “Qualifica Pernambuco: Preparando para o Primeiro Emprego”, vindos de escolas públicas para participarem do encerramento da Semana.

Os cerca de 500 alunos – muitos que nunca estiveram em um campus universitário antes – passaram o dia aprendendo sobre acesso ao ensino superior e que tipo de carreira os espera após o diploma.

O evento teve início com uma breve palestra explicando as atividades das quais os jovens participariam até o encerramento. Diante do auditório lotado, Andréa Benfica, diretora comercial da FIR, aproveitou para ressaltar a importância do acesso ao ensino superior para a qualificação do jovem hoje em dia.

Para esse encontro entre a universidade e os estudantes, a FIR mobilizou onze dos seus coordenadores de curso para apresentarem aos alunos, muitos no último ano do ensino médio, em que consistem as suas áreas e quais são as possibilidades de emprego.
“É importante poder falar sobre isso com esses alunos, que às vezes entram jovens demais no ensino superior.

É difícil fazer uma opção de vida em um momento tão imaturo” disse Kátia Vergueiro César, enfermeira com mais de 30 anos de docência e hoje coordenadora do curso de enfermagem na FIR. Ela destacou também a importância de parcerias público-privadas para tornar as universidades particulares acessíveis aos alunos de escolas públicas, face à grande concorrência das universidades públicas. “Muitas vezes são jovens que têm potencial, só não têm a oportunidade”, apontou.

Para Benigno José dos Santos Neto, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo e Gás, é preciso investir na juventude diante das perspectivas que se anunciam no mercado de trabalho. “Temos uma missão importante que é ofertar a esse público jovem uma oportunidade de capacitação, porque o número de empregos nessa área é grande hoje e a tendência é que cresça ainda mais”, afirmou, referindo-se à área de petróleo e gás, hoje muito cotada no Brasil e em Pernambuco por causa dos investimentos em Suape.

Os estudantes puderam escolher livremente qual apresentação assistiriam, dirigindo-se à sala onde a carreira de sua preferência estava sendo discutida.

Gabriella Felix de Carvalho, aluna do 3º ano da escola Mariano Teixeira, ficou contente em poder aprender os detalhes da carreira de psicologia. “A palestra foi perfeita, eu já sabia algumas coisas mas ela me posicionou mais”, disse. Gabriella pode nunca ter estado em um consultório, mas é fascinada pelo estudo da mente. “Sempre li em casa livros e artigos sobre psicologia, sobre como trabalhar com a mente humana”, conta. Agora advertida dos caminhos da profissão, ela pretende entrar na universidade e continuar se especializando. “Quero poder trabalhar diretamente com o público, isso é algo que me atrai”, afirma.

Já Gleydson Alves da Silva, 3º ano da escola Álvaro Lins, optou por enfermagem, atraído pela idéia de trabalhar salvando vidas. “É um curso que eu gostaria de seguir como carreira, apesar da duração”, disse, referindo-se aos cinco anos necessários para concluir a formação. O interesse, ao que parece, vem de família. Além de uma tia que é agente de saúde, Gleydson tem uma irmã que está igualmente decidida a seguir essa carreira. “Vi essa palestra para poder contar para ela também”, disse. Ele garante que depois dessa aula – a primeira de enfermagem que ele já viu – vai “correr atrás”.

Os alunos puderam também aprender mais sobre programas como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), além de fazer seu cadastro da Agência do Trabalho, auxiliados pelos profissionais do Instituto Empreender.
As atividades da Semana da Empregabilidade tiveram seguimento no interior do estado, nas cidades de Garanhuns, Petrolina e Caruaru, do 30 de agosto ao 1º de setembro.