Oportunidades profissionais para jovens em situação de risco

Imagem: Logomarca SESI - Pernambuco

Com o objetivo de criar oportunidades profissionais para jovens em situação de risco, o Sesi Pernambuco iniciou, nesta quinta-feira (2) a segunda edição do Projeto ViraVida. Em parceria com o Sesc e o Sebrae, o projeto de reintegração social idealizado pelo Conselho Nacional do Sesi vai atender, nesta segunda iniciativa, a 110 jovens com idade entre 16 e 22 anos.

A aula inaugural aconteceu nesta quinta, às 14h, no Sesi Ibura, localizado na Avenida Ministro Oliveira Salazar, 255, Ibura, Zona Oeste do Recife.

Nessa etapa serão oferecidos os cursos de auxiliar administrativo, camareira, costureira e imagem pessoal (cabeleireira/maquiadora/manicure). As capacitações têm duração de 12 a 18 meses. Durante todo o período de estudo, os participantes recebem uma bolsa-auxílio.

Além do ensino profissionalizante, os alunos terão aulas de português, matemática e cidadania, no Sesi Ibura. Uma vez por semana, porém, os participantes deixam a unidade e se encaminham ao Sesc, onde participarão da programação cultural e esportiva.

Para dar apoio aos estudantes, há uma equipe de sete profissionais, incluindo pedagogo, assistente social e psicóloga. Em paralelo aos treinamentos, o núcleo de empregabilidade do ViraVida se engaja na inserção desses jovens no mercado de trabalho. Na primeira edição do projeto, iniciado em 2008, 69 dos 98 alunos conseguiram ser empregados.

Fonte