Linguagem universal para blogueiros, twitteiros e internautas

Imagem: Computador

Para a comunicação via web todos nós temos que nos adequar ao tipo diferente de escrita e informações que devem ser passadas na internet, pois a linguagem para esse tipo de veículo não permite o tempo suficiente para o que chamamos de “convencimento do leitor”. Quando um texto é criado para ser divulgado em material impresso (jornal, revista, etc.), possuímos um tempo maior para explicar de forma completa e introduzir o assunto. Mas, devido à inviabilidade desse recurso em relação ao modelo para a internet, isso já não é possível.

O leitor de computador não está interessado em perder tempo, quanto antes você informar qual sua intenção com o texto melhor. Isso porque a leitura pelo computador não é confortável aos olhos, sendo irritados facilmente com pouco tempo de contato. Outro fator importante que obriga-nos a estar constantemente superando desafios é a rápida produção e atualização de informação que a internet oferece. Minuto a minuto, milhões de informações são lançadas na rede, e o leitor, sabendo disso, não tem tempo a perder, resolvendo isso com apenas um clique.

Então, como fazer para capturar o leitor e não deixar que ele escape? Fácil, com apenas um toque de qualidade seu texto pode tornar-se muito mais atrativo. Além de falar a linguagem do seu público, para não perder tempo, você deve resumir a informação logo no início da mensagem, sem delongas, isso faz com que o leitor entenda rapidamente do que o texto trata e se o mesmo lhe interessa.

Não é difícil vermos exemplos de como não se escrever um texto na internet, pois muitos escrevem seus textos guardando o melhor para o final, e se esquecendo que aqui o negócio é bem diferente. Portanto pratique, leia com atenção autores de qualidade, respeitados para obter referências. Então pessoal, é essa a dica: Resuma de início a informação a ser passada, e faça com que seu público interesse-se com o seu conteúdo.


Fonte