Alunos do Enter Jovem Plus são certificados no Sergipe

Imagem: Foto Enterjovem

Os alunos concluintes do programa Enter Jovem Plus receberam, na última quarta-feira (29), seus certificados de conclusão do curso. A cerimônia ocorreu no auditório da unidade do Serviço Social de Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) das 9h às 17h e reuniu mais de 350 jovens, além de profissionais do Instituto Empreender e educadores.

Também estiveram presentes os representantes Ítalo Mateus, da empresa parceira Rede Primavera, e Alisson Nascimento, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), juntamente com o Secretário do Trabalho do Estado, José Macedo Sobral, e a Gerente de Qualificação da Secretaria do Trabalho, Delma Prado.

Durante a cerimônia, representantes dos alunos tiveram a oportunidade de compartilhar com os presentes qual foi a importância desse programa para seu desenvolvimento. “O Enter Jovem Plus mudou minha vida”, afirmou Genilton da Silva Júnior, 17 anos, que graças ao programa trabalha como jovem aprendiz na empresa Halley.

Para a aluna Ana Cláudia dos Santos, que foi contratada em maio como auxiliar administrativa do Instituto Empreender em Aracaju, o programa não foi só uma porta para o mundo profissional, mas também fonte de motivação para seu próprio avanço. “Todo meu estímulo tem sido o Enter Jovem Plus”, conta a estudante, que além do Enter Jovem Plus concluiu mais dois cursos de recepção e segue estudando inglês em uma escola de idiomas.

Após a solenidade da certificação, os alunos participaram de duas oficinas realizadas pelos profissionais e educadores do instituto. Uma voltou-se à divulgação de oportunidades de emprego e foi dirigida pela educadora social e psicóloga Patrícia Nascimento.

A segunda, a “Oficina do Desabafo”, focou-se na troca de experiência entre os alunos que já encontraram emprego, participaram de processos seletivos e os que ainda estão à procura. “É uma idéia de troca, de avaliação e de conhecer as expectativas desses jovens”, resume Paula Carolina, coordenadora de empregabilidade do Instituto Empreender no estado, que executou a oficina. “É também mais um mecanismo pra que eles corram atrás das oportunidades”, completa.

O Enter Jovem Plus é um programa de empregabilidade, direcionado à capacitação de jovens estudantes de escolas públicas para obtenção de vagas de trabalho. Até o ano passado ele já capacitou cerca de 8.000 alunos em quatro estados do país (Sergipe, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro) e inseriu mais de 2.000 no mercado de trabalho.