UFPB exibe filmes Temáticos Matizes da Sexualidade

Imagem: Matizes da Sexualidade

No período de 18 a 26 de outubro, o núcleo de Estudos em Mídias Digitais e Acessibilidade (Digital e Mídia) e o núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher (NIPAM) promoverão a exibição de filmes que tratam sobre temas relacionados a vida e sexualidade. Na segunda Mostra Filmes Temáticos Matizes da Sexualidade serão apresentados 33 obras premiadas, de diferentes nacionalidades, como forma de difundir a cinematografia nacional e internacional junto ao público paraibano.

As exibições vão acontecer no Cine Digital no Espaço Cultural José Lins do Rêgo nos períodos da tarde e noite. Haverá exibições paralelas no Cineclube e Grupo de Estudos em Cinema – História (Cinefagia) e Cineclube do Curso de Ciências Sociais, ambos da UFPB, Cineclube Zé Ribeiro do município de Pilar, Cine SESC e no Tin Tin Cineclube.

O professor do Departamento de Comunicação Social e Turismo (Decomtur) e curador da mostra, Pedro Nunes, informou que os filmes foram selecionados de acordo com a classificação indicativa dos filmes da Consulta ao Sistema de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça.

“A II Mostra de Filmes Temáticos: Matizes da Sexualidade’ retrata as nuances e transformações da sexualidade, e, conseqüentemente, o modo como os realizadores e as realizadoras abordam questões fundamentais inerentes a vida humana tais como a diversidade sexual, o preconceito, a multiplicidade cultural e as várias modalidades de violência contra homens, mulheres e crianças”, relata o professor Pedro Nunes.

Destaque para a exibição do filme de abertura “Anjos de longas tranças e corações de petróleo.” “Mil violinos cabem na palma de minha mão”, uma produção de Garcia Lorca para o pintor Salvador Dali sobre a Guerra Civil Espanhola que contabilizou mais de 300 mil mortos por ataques, enfrentamentos, bombardeamentos, fuzilamentos e outras formas de barbárie.

Para participar da mostra, os interessados devem fazer as inscrições pela manhã, na entrada do Complexo de Comunicação, Turismo e Arte e à tarde no Laboratório de Tratamento de Imagem no Departamento de Comunicação Social e Turismo (Decomtur) no  Campus de João Pessoa.

A participação do evento é aberta ao público em geral e será cobrada uma taxa de R$ 2 para a confecção do certificado.

Ainda fazem parte da programação a mesa redonda com o tema “Mídias, Diversidade Sexual, Violência e Relações de Gênero”, que acontece no dia 21 de outubro de 10h às 12h, na sala de reuniões do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes do Campus I  com um representante do Núcleo Universitário pela Diversidade Sexual (NUDAS) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações Sexo e Gênero do Centro de Educação ambos da UFPB.

Na segunda-feira (25), na sala 402 de 10h às 12h, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, o tema  abordado será “Enfoques da Sexualidade na Produção Audiovisual” com os expositores, Margarete Almeida Nepomuceno, professora Sheila Accioly da UFPB, professora Zilmar Alves da Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o professor Wilfredo Maldonado, da UFPB.

Informações e esclarecimentos sobre a mostra pelo telefone (83) 8829 6254.

Fonte: Agência de Notícias UFPB