Oficinas gratuitas de teatro inclusivo no Rio de Janeiro

Imagem: Grupo Os Inclusos e os Sisos - Escola da Gente

A Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, com patrocínio da MRS Logística e apoio da Lei Rouanet, abre inscrições para oficinas de teatro inclusivo voltadas para estudantes de arte, nos meses de novembro e dezembro, no Rio de Janeiro.

Os encontros serão ministrados pela equipe da Escola de Gente, profissionais convidados e integrantes do grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, núcleo teatral da organização que há sete anos desenvolve projetos com teatro inclusivo. A meta é formar 30 jovens multiplicadores do conceito de inclusão através do teatro, em suas diversas áreas: interpretação, direção, dramaturgia, figurino, cenário, etc.

Ao final das oficinas, 10 jovens serão selecionados para integrar a equipe do espetáculo infanto-juvenil Um Amigo Diferente?, cuja montagem está prevista para o primeiro semestre de 2011. A participação em pelo menos 80% das aulas é o primeiro critério para participar dessa seleção. Os 10 jovens selecionados serão remunerados como estagiários durante os três meses de ensaios e os dois meses de realização da temporada do espetáculo.

Os interessados devem se inscrever até o dia 12 de novembro, as oficinas serão realizadas de 16 de novembro a 21 de dezembro (terças e quintas), das 10h às 13h, na Rua do Teatro, 37 – Centro – Rio de Janeiro – RJ.

Pré-requisitos para a inscrição: 1) Idade entre 16 a 25 anos; 2) Disponibilidade e compromisso para frequentar, pelo menos, 80% das aulas; 3) Interesse e compromisso em disseminar conteúdos de inclusão por meio da arte; 4) Experiência mínima em qualquer uma das áreas artísticas: interpretação, direção, dramaturgia, figurino, cenografia, música, dança, iluminação ou produção. Critérios de seleção: 1) Análise de currículo; 2) Análise de carta de intenção (Por que deseja participar das oficinas?). 3) Entrevistas individuais 4) Teste de habilidade específica Para a seleção, os(as) interessados(as) deverão enviar carta de intenção e currículo para [email protected].

Para os interessados que possuem alguma deficiência e necessitam de material específico para realizar a inscrição, entrar em contato com a Escola de Gente por e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (21) 2483-1780.

Criado no ano de 2003 pela Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, com então alunos de Artes Cênicas da Unirio, o grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, tem como desafio trabalhar o tema da inclusão sob a perspectiva do teatro. Desde sua formação, já percorreu 14 estados de todas as regiões do Brasil, somando um público de mais de 30 mil pessoas. Com esquetes provocativos e cheios de humor, construídos a partir de idéias cotidianas, a companhia encara a diversidade no palco e em outros espaços de representação, levando a platéia a refletir sobre formas sutis de discriminação.

O objetivo é tratar o assunto deficiência com leveza e livre de preconceitos, para torná-lo popular a acessível. As apresentações são um serviço oferecido pela Escola de Gente a públicos diversos, em empresas, universidades, escolas e eventos. O grupo possui atualmente três espetáculos em seu repertório: as comédias Histórias do Final da Fila, Espetáculo de Esquetes e Ninguém mais vai ser bonzinho. Este último, criado em 2007, foi o primeiro espetáculo de teatro brasileiro a disponibilizar diversas medidas de acessibilidade simultaneamente, como intérprete de Libras, subtitulação eletrônica, audiodescrição das cenas e programas impressos em braile.

Com o projeto Um Amigo Diferente?, a Escola de Gente repetirá esse pioneirismo só que com um espetáculo voltado para infância e juventude. Em janeiro deste ano, a Escola de Gente lançou o Livro de Atividades Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, uma publicação de arte que conta a trajetória do grupo.

Maiores informações, acesse aqui

Fonte: Onda Jovem