Escola de Gente concorre ao Prêmio Faz Diferença

 

A votação pela internet para o Prêmio Faz Diferença, iniciativa do Jornal O Globo que homenageia brasileiros que contribuíram com seu trabalho e talento para mudar o país,  foi prorrogada até o dia 05 de Janeiro. A Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, é uma das finalistas na categoria Megazine, com o projeto teatral Os Inclusos e os Sisos,  Grupo de Arte e Transformação Social criado no ano de 2003.

Este projeto cria espetáculos com várias formas de acessibilidade, coerentes em forma e conteúdo, seguindo a legislação brasileira: língua de sinais brasileira; programas em braile, audiodescrição, subtitulação eletrônica, visita de pessoas cegas ao palco, reserva de assento para quem tem deficiência e/ou mobilidade reduzida, por exemplo. Para ajudar a eleger o grupo Os Inclusos e os Sisos vencedor no prêmio, basta acessar o site www.oglobo.com.br/premiofazdiferenca até o dia 5 de dezembro. Além da votação popular, um júri qualificado escolherá os vencedores das 16 categorias. O resultado será publicado em um caderno especial no dia 15 de janeiro.

Esta semana a Escola de Gente encerra seu projeto de oficinas de teatro inclusivo. Vinte e cinco jovens artistas, com e sem deficiência, foram selecionados entre 75 inscritos, para a série de 11 Oficinas de Teatro e Inclusão, ministradas pelo grupo Os Inclusos e Os Sisos e outros especialistas.  O objetivo é formar novos multiplicadores do conceito de inclusão através do teatro, mesclando conteúdos de inclusão e de acessibilidade com elementos artísticos, como interpretação, direção, dramaturgia, figurino e cenário.

Entre os jovens participantes, 10 serão selecionados para a criação do primeiro espetáculo infanto-juvenil totalmente acessível, Um amigo diferente?, inspirado no livro de mesmo nome de Cláudia Werneck, superintendente da instituição. O encerramento das oficinas será dia 21/12, de 10h às 13h, no teatro da Escola de Teatro Martins Pena, no Rio de Janeiro, onde os alunos irão apresentar cenas produzidas durante o curso.

 

Fonte: Escola da Gente