Desemprego entre as principais inquietações dos jovens

 

Questões relacionadas com o subsídio de desemprego e o acesso ao primeiro emprego destacam-se nas inquietações levantadas pelos jovens da província do Bengo no fórum de auscultação e recolha de contribuições sobre o projeto de Lei e Política do Estado para a Juventude.

No encontro, promovido pelo Conselho Provincial da Juventude do Bengo, foram várias as intervenções neste sentido e recomendaram que na futura lei fossem acauteladas tais questões.

Outras preocupações levantadas têm a ver com o acesso a habitação, serviços de saúde,  formação e  integração na sociedade dos deficientes físicos, estes últimos, no seu entender, continuam a ser marginalizados.

Em entrevista à Angop, o secretário executivo do CPJ do Bengo, António Tingão Mateus, manifestou a sua satisfação pelas intervenções dos jovens neste fórum, frisando que as questões levantadas demonstram o interesse destes na criação de uma lei que beneficie a todos.

“Recebemos com satisfação as contribuições e vamos agora fazer uma compilação destas e encaminhar ao Ministério da Juventude para serem revistas na lei que está a ser preparada”, explicou o responsável juvenil.A proposta de lei da juventude foi elaborada para promover os direitos, deveres, iniciativas e participação social da juventude angolana.

O documento agrupa políticas setoriais que favorecem a implementação de programas juvenis, à luz da Constituição, e cria um ambiente propício à participação dos jovens na concepção e materialização desses programas.

Com cinco capítulos e 51 artigos, a proposta de Lei visa promover a inserção política, econômica, cultural e social da juventude na sociedade e o desenvolvimento da personalidade dos jovens e desenvolver atividades que impulsionem a criação e expansão de emprego, educação e ensino.

Contribuir para a integração dos jovens na sociedade e incentivar o empreendedorismo juvenil, a livre criação e o sentido de serviço à comunidade são alguns dos propósitos do documento.

 

Fonte:  Angola Press