Congresso da Juventude Luterana: Jovens de todo o Brasil se encontram na Itaipu

Imagem: Juventude Luterana do Brasil

 

As salas de aula e os arredores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), transformaram-se em um gigantesco alojamento para os mais de 1,5 mil participantes do 42º Congresso Nacional da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (Jelb). O encontro começou no último domingo (16) e segue até sexta-feira (21).

O evento é uma oportunidade para que os jovens pratiquem a fé, façam amizades e conheçam novos destinos. O tema do congresso deste ano é “O começo de uma mudança”.

“A nossa ideia era fazer o encontro no Paraná. E por Foz ser uma cidade turística, muito bem requisitada, aproveitamos para dar a oportunidade para que as pessoas a conheçam”, explicou o vice-presidente da Jelb, o curitibano Lucas Hilgemberg. Segundo ele, o “Congressão”, como também é conhecido, é promovido a cada dois anos, em uma cidade diferente do Brasil – a edição anterior foi em Caldas Novas (GO). “Está todo mundo gostando porque aqui (no PTI) o espaço é grande, amplo, e o pessoal adora explorar o local, de caminhar”, afirmou.

De longe

Alguns dos jovens vieram bem de longe. Ricardo Costa de Sousa encarou mais de 60 horas de estrada para sair de Imperatriz, no interior do Maranhão, com parada em São Paulo, até chegar a Foz do Iguaçu. Saiu de casa na quarta-feira, ao meio-dia; chegou à capital paulista na sexta, às 11 horas; e a Foz no domingo, às 14 horas.

Tanto esforço vale a pena? “Vale muito. Aqui a gente revê amigos, comunga da mesma fé e ainda conhece lugares diferentes, como as Cataratas do Iguaçu”, afirmou o jovem maranhense, que pela primeira vez visita o destino turístico.

A mesma opinião tem o grupo que veio de Belo Horizonte e chegou a Foz no sábado à noite. “A expectativa é ótima porque são muitos jovens e a animação de um contamina o outro”, disse Raquel Farina. “E quando falaram que o congresso seria em Itaipu, foi sensacional. A gente topou na hora”, completou a colega Danielle Artemis.

Programação

A abertura do encontro, neste domingo, teve a participação do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, e do vice-presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Rubens Ogg.

As atividades seguem durante a semana. Entre elas, estão previstos uma palestra de Nelton Friedrich sobre o Programa Cultivando Água Boa (terça-feira, 9h30), e um show com o cantor gospel Carlos Magrão, da dupla Osvaldir e Carlos Magrão, no Gramadão da Vila A (quarta-feira, 20h30). Um culto de encerramento e a posse da nova diretoria da Jelb marcarão o fim do encontro, na sexta-feira.

 

Fonte: Jornal O Farol