Jovens Talentos em Natação

…um futuro que pode ser de ouro

Superesportes mostra, detalhes, de quem é quem na natação feminina brasileira:

alessandra marchioro

Alessandra Marchioro - Jovem Talento

Alessandra Marchioro
Ela tem 1,82m e 18 anos. O seu porte físico de atleta chama atenção. Diz que “engana” nos 50m peito e que suas provas favoritas são os 50m livre e 100m livre. “Sou velocista”, resumiu. A paranaense Alessandra Marchioro é uma das promessas da natação brasileira. Apesar de não ter se saído muito bem durante o Troféu Maria Lenk 2011, porque estava doente durante a competição, a nadadora demonstra muita motivação e força para continuar dentro d’água.

Ela foi a recordista brasileira absoluta na prova dos 50m peito, em 2010; campeã brasileira absoluta em 2009 na prova dos 50m peito, além de ter sido finalista nos Jogos Olímpicos da Juventude nas suas principais provas e campeã brasileira juvenil nos 50m e 100m livre. “Comecei a nadar porque tenho um problema muito sério de asma. Sempre fui muito grande e levava vantagem em relação às outras meninas. E aí comecei a me sobressair e a ganhar as provas. Agora não quero parar mais”, afirmou.

Seu maior sonho é participar de uma Olimpíada. “Este sempre foi o sonho da minha vida. Acho que disputar a Olimpíada da Juventude, no ano passado, deu um gostinho de como deve ser a Olimpíada de verdade. O fato de todo mundo dizer que eu estou bem, me dá ainda mais motivação e vontade de continuar”.

No topo da lista dos nadadores que Alessandra admira está Cesar Cielo. “Ele mostrou a todos que é possível superar as dificuldades. Espero treinar muito e ser a primeira mulher a ganhar uma medalha olímpica e marcar a história, assim como ele fez”.

 

Mariana Arnaud - Jovem Talento

A história da pernambucana Mariana Arnaud é semelhante ao de tantas nadadoras profissionais. Começou  apenas para aprender a nadar e acabou se destacando no esporte. Pensar numa Olimpíada? “O sonho olímpico está em todo atleta. Mas não sei se nas minhas condições eu consigo. Acho que me dedico o suficiente para ser uma boa nadadora. Precisaria me dedicar mais para chegar a uma Olimpíada. Não é fácil vida de atleta”, afirmou Arnaud. Para ela, natação é muito de momento. “Há dias que você está bem, outros não melhora nada. Não sei como vou estar no próximo ano. Quero viver de pouquinho em pouquinho”.

Mariana já ouviu diversas vezes que deveria investir no esporte, porque ela leva jeito e tem condições de se superar. Com 18 anos de idade, Mariana tem como especialidades as provas de 100m borboleta e 200m livre, e carrega consigo diversos títulos, entre eles, campeã Sul-Americana Escolar, em 2009, terceiro lugar no Multinations, em 2007, nos 100m borboleta, além de ter sido diversas vezes campeã brasileira nos 100m borboleta e ter batido em 2009 o recorde brasileiro juvenil na prova. No ano passado, Mariana diminuiu um pouco o ritmo de treinos, por conta do vestibular, mas mesmo assim ainda foi vice no Brasileiro.

Fonte: Superesportes