Cursos gratuitos para inserção ao mercado de trabalho – MG

vagas gratuitas

vagas gratuitas

Centro Público de Promoção ao Trabalho, situado na avenida Nelson Freire, nº 950, foi inaugurado no início do ano com uma unidade de atendimento da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete)/Sine.

A secretaria presta serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do cidadão ao mercado de trabalho.

De acordo com a coordenadora da Sete, Edna Souza Santos, a Sete está promovendo cursos profissionalizantes com o intuito de qualificar as pessoas para serem inseridas no mercado. “O governador do estado Antonio Anastasia criou o programa “Rede Mineira do Trabalho”, que tem como objetivo formar profissionais que não possuem no mercado.

A partir do dia 13 de junho começarão as inscrições para as vagas dos cursos;

  • 20 vagas eletricista com RN10 (exigência das empresas),
  • 20 vagas para soldador Mig, pintor industrial,
  • 20, jatista,
  • 20 caldeireiro,
  • 20 preparador de calçados,
  • 25 vagas para vendedores,
  • 20 vagas para motoristas de veículos articulado (bi-trem),
  • 20 vagas para motoristas em formação Movimentação de Produtos Perigosos (Moppe).

Estes cursos serão administrados pelos pela Fundação de Ensino Técnico (Feti)”.

Edna observa que a prioridade do público para fazer o curso profissionalizante é para pessoas de menor escolaridade, que não possuem qualificação, pessoal de baixa renda e egressos. A Sete tem parceria com Senai, Senac, Sest/Senat e Ultramig. Os cursos são totalmente gratuitos, o aluno recebe vale transporte e alimentação.

Mulheres – Edna Souza Santos enfatiza que na área da construção civil está sendo voltada para a mão de obra feminina. Ela lembra que no ano passado uma empresa solicitou mão de obra feminina na área de acabamento.

“Foram inseridas 10 mulheres na construção civil. Esse ano o nosso titular, o deputado Carlos Pimenta, está empenhado em inserir no mercado de trabalho 220.000 trabalhadores este ano, em 2010 foram colocados 113.000 em Minas Gerais”, finaliza.

Fonte: Jornal de Uberaba