Jovens confiantes com mais facilidade em ter trabalho

 

Os jovens com maior confiança nas suas capacidades de procura de emprego e de lidar com “emoções negativas” associadas ao contexto laboral encontram trabalho mais facilmente, segundo um estudo de uma investigadora do ISCAP divulgado hoje.

De acordo com um comunicado enviado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), a dissertação de doutoramento de Diana Aguiar Vieira abrangeu um grupo de cerca de 500 alunos a entrar no mercado de trabalho e concluiu que os jovens com maior confiança nas suas capacidades relativamente à procura de emprego passam menos tempo a fazê-lo “e têm maior facilidade em arranjar um bom lugar no mercado de trabalho”.

O doutoramento com o título “Perspetiva sociocognitiva da transição do ensino superior para o trabalho: a influência da autoeficácia e dos objetivos numa transição vocacional” venceu a sexta edição do prémio Agostinho Roseta na categoria Estudos e Trabalhos de Investigação, atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, ex-aequo com dois investigadores da Universidade de Coimbra.

O estudo incidiu sobre o percurso dos alunos a finalizarem os seus cursos e, mais tarde, quando já entravam no mercado laboral, o que permitiu à professora do ISCAP e doutorada pela Universidade do Porto identificar que “a autoeficácia e os objetivos traçados influenciam positivamente o sucesso na transição para o trabalho”.

Em comunicado, a instituição salientou, também, a importância “do contexto académico e familiar na configuração das trajetórias” profissionais.

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1901878