CAJU participa de mesa de debate no Congresso Internacional da SOTER


CAJU participa de mesa de debate no Congresso Internacional da SOTER

CAJU participa de mesa de debate no Congresso Internacional da SOTER

O 24º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) foi realizado na PUC Minas, nos dias 11 a 14 de julho, em Belo Horizonte/MG, com o tema “Religião, Educação para a Cidadania”. Participaram cerca de 300 pessoas de todas as regiões do Brasil e convidados de outros países, como Canadá, México, Portugal. A CAJU–Programa de Pesquisa participou da mesa de debate sobre a transmissão religiosa. Carmem Lúcia Teixeira tratou da transmissão na tradição católica, com foco na juventude.

Confira o relato: O foco da apresentação foi a partir da experiência do “Cristianismo social”, que, segundo Michel Lowy, ultrapassa as barreiras do catolicismo e da teologia porque tem uma repercussão nas igrejas e na sociedade. O tema do método como construtor de uma tecedura capaz de fazer brotar a necessidade de sínteses novas desde a teologia em nosso continente.

O método “Ver, Julgar, Agir” e, mais tarde, “Celebrar e Avaliar”, acrescentado pelas Pastorais de Juventude, possibilitou uma formação em processos, donde o sujeito caminha para a autonomia, porque faz escolhas a partir do seu contexto social.

Basta retomarem alguns aspectos da caminhada da Igreja Católica no Brasil para identificar a força da organização da juventude e as contribuições deste caminho a partir da Ação Católica Especializada. Podemos verificar que o método se tornou um caminho para muitas ações da Igreja no Brasil e na América Latina, assim como provocou que essas ações estivessem em perspectivas de planejamento.

Um ícone deste modelo é a pessoa de D. Helder Câmara, que, com sua capacidade de escuta e articulação, reconhece nos jovens sujeitos capazes de apoiá-los na criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Essa experiência, assumida pela juventude católica, nos diversos ambientes, agora é parte do modo de ser da Igreja Católica no Brasil e na América Latina.

Reconhecer isto é fácil, basta visitar as conferências desde Medellín até Aparecida, que assume o método como um caminho e este cria e provoca a formação de sujeitos em diversos níveis, marcado por contradições e conflitos, natural entre instituições que estão em movimentos marcados pela realidade e desejam se manter, pois a disputa de campo faz parte da nossa natureza diversa.

O congresso se encerrou com uma mesa com conferência da professora Dra Regina Novaes, com o tema da juventude e a religião. Ela provocou o grupo de teólogos a refletir sobre as produções da juventude sobre religião e os espaços públicos onde estão sendo produzidas. O congresso produziu um livro com os artigos organizado por Pedro Ribeiro de Oliveira e Geraldo De Mori, com o título: Religião e Educação para a cidadania. O livro está publicado pelas Edições Paulinas.

Os participantes sugeriram o tema da juventude para o próximo congresso. Houve boa acolhida. Por várias vezes a plenária manifestou que não se pode ter medo ou se sentir ameaçado pela juventude. Penso que enfrentar o debate a partir da teologia e das ciências da religião será um bom caminho para superar estes sentimentos que perpassam a sociedade hoje.

Fonte:Carmem Lucia Teixeira  http://www.casadajuventude.org.br/index.php?option=content&task=view&id=3212&Itemid=0