Endeavor oferece formação empreededora a jovens com o programa “Bota pra Fazer”

As universidades poderão aplicar a plataforma em qualquer área da graduação.

Os universitários cariocas de qualquer carreira terão a oportunidade de aprender como colocar em prática as idéias empreendedoras com o programa “Bota pra Fazer”, que será promovido pelo Instituto Endeavor nesse segundo semestre na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A expectativa é que ao longo do ano esse projeto seja implementado em 50 universidades brasileiras.

A Endeavor, que organiza a Semana Global do Empreendedorismo no Brasil, já implantou pilotos do projeto em 18 instituições de ensino nos cursos de graduação e pós-graduação em áreas como administração e engenharia. O “Bota pra Fazer” é uma adaptação brasileira do programa que foi iniciado, em 2004, na Inglaterra. Nessa versão serão usados cases nacionais de empresas que tiveram crescimento a partir da mudança na percepção de como empreender. A entidade já levou o curso para 50 países.

Segundo Juliano Seabra, diretor de educação e pesquisa da Endeavor, qualquer universidade poderá oferecer o curso, que abordará a cultura empreendedora direcionada aos jovens. Os alunos contarão com livros e exercícios online, além palestras com empreendedores de sucesso cujas histórias são inspiradoras.

“No Brasil, apenas 3% da população adulta teve acesso à formação empreendedora durante a universidade. Este número é três vezes menor que na Argentina e quase 10 vezes menor quando comparado ao Chile”, afirma Seabra.

A iniciativa de criação do Instituto Endeavor partiu da percepção de um grupo de ex-alunos da Universidade de Harvard que, tendo trabalhado em mercados emergentes, identificou a inexistência de uma cultura de incentivo ao desenvolvimento de novos negócios e de programas que efetivamente apoiassem empreendedores.

A entidade, que tem sede em Nova Iorque e iniciou as atividades em 1997, baseia-se na crença de que a mentalidade empreendedora que tanto beneficiou países desenvolvidos deve ser replicada com sucesso em países em desenvolvimento. Por isso, seus fundadores deram início à operação na Argentina e Chile no mesmo ano da fundação. Atualmente, a Endeavor opera por meio de parcerias em mais 11 países e cada unidade possui administração independente, sendo mantida por empresários e parceiros locais.

Endeavor em números: No Brasil, a entidade apóia 51 empresas e 103 empreendedores |. A Endeavor apóia 486 empreendedores em todo o mundo |.O faturamento anual do portfólio de empreendedores em 2009 foi de US$3,1 bilhões. Elas geram mais de 100 mil empregos|. Países em que está presente: México, Colômbia, Chile, Brasil, Uruguai, Argentina, África do Sul, Turquia, Jordânia e Egito|. A média de crescimento do faturamento dos empreendedores Endeavor no Brasil está entre 40% e 50% ao ano |. Tipos de indústria empreendedores Endeavor Brasil: TI – 29%; Manufatura 17%; BTC – 14%; Logística – 13%; Saúde – 13%; Comunicação – 5%; Biotecnologia – 5%; Terceirização de serviços (outsourcing) – 5%.