Conferência Nacional de Juventude agita o país

A 2ª Conferência Nacional de Juventude acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, em Brasília. 
Conferência nacional de juventude
O fórum será ancorado por três temas principais: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.

O processo de discussão da conferência começou em junho através das conferências municipais de juventude. Também foram realizadas conferências livres, estaduais, etapa virtual e consulta aos povos tradicionais do país.

Qual a importância?

Ao deliberar suas prioridades e a necessidade de avanços no marco legal da juventude, os jovens poderão reinvidicar ainda mais o direito de participar do projeto de desenvolvimento nacional.

A conferência tem a responsabilidade de definir quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, além de apontar mecanismos de participação, assegurando o envolvimento do maior número possível de jovens brasileiros, respeitando sua pluralidade e incluindo as comunidades tradicionais.

Cenário positivo

O Brasil avançou bastante nas políticas de juventude nos útimos anos. Entre as conquistas da juventude brasileira estão: a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude; Projovem e Prouni; criação de órgãos municipais específicos e o estabelecimento de políticas universais nas mais diversas áreas.

Outra conquista de destaque dos jovens brasileiros foi a aprovação da Emenda Constitucional 65, que inseriu o termo “jovem” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal.

1ª Conferência Nacional

Em 2008 foi realizada a 1ª Conferência Nacional de Juventude. Sob a temática “Levante Sua Bandeira”, a conferência mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o país e aprovou um conjunto de 70 resoluções e 22 prioridades para nortear as ações para a juventude em nível federal, estadual e municipal.

Confira a programação e outras informações sobre o evento no site da 2º CNJ:
http://www.juventude.gov.br/conferencia/