Juventude entoa 20 soluções Jovens para o futuro

Jovens participam do encerramento do evento (Foto: Fora do Eixo)

Depois de quase 10 dias de trabalho, o 6o Congresso Mundial da Juventude chegou ao fim. A cerimônia de encerramento foi realizada na última terça-feira, dia 12, no Rio de Janeiro, RJ. Os cerca de 300 jovens de 110 países apresentaram as 20 Soluções Jovens para o Futuro Sustentável, documento produzido no e pelo o evento, aos tomadores de decisão do mundo.

Ato simbólico

Os participantes selecionaram 30 jovens para representá-los em um ato simbólico no Riocentro, local da Rio+20. O grupo de representantes – vestidos com os trajes típicos de seus países – entoaram as 20 soluções encontradas por eles para o futuro sustentável.
“Youth act now!”

A cerimônia de encerramento reuniu a diversidade característica ao evento. Vinte jovens – um de cada país – entoaram os pontos do documento produzido pelo 6o Congresso Mundial de Juventude. Depois, foi o momento dos jovens ouvirem os representantes dos governos brasileiro e de Praga, em Portugal.

Secretária Nacional de Juventude fala sobre participação juvenil (Foto: Fora do Eixo)

A Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, revelou que é consenso no governo federal brasileiro que a juventude deve assumir um caratér verdadeiramente estratégico na política federal, pois os jovens são os que mais sofrem os impactos da crise neoliberal.

“A discussão sobre sustentabilidade não está descolada do social e do econômico. Essa geração tem um enorme peso econômico, político, cultural e social”, afirmou a secretária nacional de juventude.

Quem também chamou atenção para o momento propício para mudanças foi a secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg. Na cerimônia, ela citou alguns projetos como o Brasil Plural, Brasil Cidadão e Brasil Vivo que trabalham questões como diversidade, integração social e cidadania ativa.

“É hora de renovar nossos olhares sobre o mundo. Precisamos mudar nossas atitudes e o outros também precisam mudar suas atitudes com seus vizinhos. Saio desse evento com a sensação de que estamos construíndo um futuro com mais respeito a nossa casa”, revelou Márcia.

Também participaram da cerimônia de encerramento: o superintendente de Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Allan Borges; o coordenador da Coordenadoria de Juventude da Cidade do Rio de Janeiro, Igor Bruno; o presidente da Juventude Európeia, Hugo Telles; e o fundador da Universidade da Juventude, Alessandro De Leon.

por 6o Congresso Mundial de Juventude