Jornada de Lutas da Juventude ocupa as ruas do Brasil

541361_440397406038164_1102346102_n
Amanhã, dia 26 de março, começa um período de lutas nas ruas do Brasil. Mais de 30 movimentos sociais ligados à juventude, educação, cultura, religião, trabalho, gênero, questão racial, meio-ambiente e direito à terra no Brasil iniciam a Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira, série de manifestações que irão ocorrer até o fim de abril em mais de 10 capitais do país.

A Jornada é movida pelas seguintes lutas em 2013: .

  • 10% do PIB, 50% do fundo social do Pré-sal e 100% dos royalties do petróleo para a educação.
  • Passe livre na capital paulista para estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Revisão do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp);
  • Trabalho decente.
  • Reforma Política.
  • Fim do extermínio da juventude negra.
  • Democratização da comunicação de massas.
  • Reforma agrária.

Pelas ruas do país

Um dos eventos mais aguardados da jornada é a atividade paulista. Amanhã, dia 26,  às 9h, em São Paulo na Praça da Sé sera realizado um ato público em defesa de mais verbas para a educação, reforma agrária, reforma política, contra o extermínio da juventude negra e pela revisão do Pimesp, o programa do governo estadual que pretende criar mais um funil para os estudantes cotistas. Serão milhares de estudantes, trabalhadores e jovens ocupando as ruas do centro pelos seus direitos.

Já existem atos marcados por muitas cidades do país. O ápice da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira será no ato marcado para o dia 3 de abril em Brasília. A principal marcha da Jornada de Lutas pretende ocupar a Esplanada dos Ministérios com mais de 5 mil pessoas. O objetivo é entregar à presidenta Dilma uma carta com as reivindicações da juventude brasileira.

Participam da jornada: Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG);  Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Rede Ecumênica da Juventude (REJU); Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA); União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialistas (UJS); União Nacional dos Estudantes (UNE); Via Campesina e muitos outros movimentos e organizações brasileiras.

com informações da UNE, CUT e Fora do Eixo