Mato Grosso discute Saúde Ambiental

Por Rafael Gonçalves

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) realiza, nos dias 10 e 11 de setembro, no auditório da Escola do Tribunal de Contas, a 1ª Conferência Intermunicipal de Saúde Ambiental com sede em Cuiabá e municípios de abrangência. O objetivo da Conferência Intermunicipal é realizar uma radiografia da realidade do sistema em que os municípios de abrangência do evento vivem, considerando o desenvolvimento e a sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade, no cerrado e no Pantanal matogrossense, em preparação para a Conferência Estadual de Saúde Ambiental, de 20 a 22 de outubro de 2009, em Cuiabá.

Estão sendo convidados para participar do evento representantes dos movimentos sociais da cidade, do campo, da floresta, do cerrado e do Pantanal, das associações, dos sindicatos, das federações e confederações, das entidades acadêmicas e de pesquisa, das organizações não governamentais, do Poder Público estadual e municipal e demais pessoas interessadas na saúde ambiental.

Os doze municípios de abrangência da 1ª Conferência Intermunicipal de Cuiabá e municípios de abrangência são: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Paranatinga, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Rosário Oeste.

Mato Grosso saiu na frente e foi o primeiro Estado a abrir as discussões, que serão realizadas baseadas em três eixos: o primeiro eixo será o Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental no Campo, na Cidade e na Floresta. O segundo eixo tem como tema Produção, Ambiente e Saúde: Desafios dos Processos de Trabalho e Consumo nos Territórios. Já o terceiro eixo põe em discussão Democracia, Educação, Saúde e Ambiente: Políticas para a Construção de Territórios Sustentáveis.

Logo após a 1ª Conferencia Intermunicipal de Saúde Ambiental, em Cuiabá, outros dez municípios sediarão o evento. Em 14 e 15 de setembro, acontecem as conferências de Juína, abrangendo onze municípios e com expectativa de acolher 150 pessoas, e Cáceres (treze municípios), com estimativa de 200 participantes.

Em 17 e 18 de setembro, os municípios de Pontes e Lacerda sediam a Conferência, com abrangência para oito municípios, na qual são esperadas 100 pessoas. Na mesma data, Tangará da Serra realiza a Conferência Intermunicipal, com abrangência para dezessete municípios. A expectativa é que 200 pessoas participem do evento.

De 21 a 22 de setembro, será a vez do município de Confresa sediar a Conferência, com abrangência para onze municípios e um mínimo de 100 pessoas.

De 24 a 25 de setembro, o município de Barra das Garças sedia a Conferência Intermunicipal, com expectativa de receber 200 participantes, oriundos de 24 municípios de abrangência. Na mesma data, Sinop realiza sua Conferência, com abrangência para catorze municípios. São esperados 150 participantes.

De 29 a 30 de setembro, os municípios de Alta Floresta e Primavera do Leste sediam a Conferência Intermunicipal de Saúde Ambiental. Em Alta Floresta, o evento prevê a participação de 150 pessoas, vindas de dezessete municípios de abrangência. Já em Primavera do Leste, com abrangência de doze municípios, a expectativa é de participação de 200 pessoas.

Mais informações com Jaqueline Siqueira pelo telefone (65) 3613-5341/5342 e no site www.saude.mt.gov.br.