Pesquisa sobre juventude brasileira é lançada em livro no RIO

Mary Castro e Miriam Abramovay - Autoras do livro

Mary Castro e Miriam Abramovay - Autoras do livro

Dia 18 de novembro, as 11 e 30 foi lançado no espaço Palácio da Cidade em Botafogo, no Rio, uma pesquisa feita por duas sociólogas especialistas em estudos sobre juventude, Mary Castro – professora da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), e Miriam Abramovay – coordenadora de pesquisa da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA), que usaram como fonte entrevistas e questionários com quase dois mil jovens participantes da I Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, que aconteceu no ano passado em Brasília.

O livro “Quebrando Mitos: Juventude, Participação e Políticas – Perfil, percepções e recomendações dos participantes da I Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude” traz um retrato dos desafios da heterogeneidade dos participantes da conferência discutindo a abrangência juvenil. Este trabalho foi feito através da análise de dados quantitativos e qualitativos sobre as percepções da juventude brasileira.

mesa 3

Da esquerda para direita: Regina Novaes, Diretor Executivo da RITLA, Rodrigo Abel, Danilo Moreira, Igor Bruno e mebro do CONJUV.

Nele também é possível encontrar questionamentos sobre o processo de generalização da juventude brasileira e sobre sua falta de participação, além de questionar estudos recentes sobre participação, onde procuram enfatizar a diversidade da participação juvenil.

Para a coordenadora Miriam Abramovay, esta pesquisa derrubou três mitos importantes sobre a juventude: o de que o jovem é alienado, egoísta, consumista e de que ele não se preocupa com o próximo. “Os jovens militantes brasileiros são muito preocupados consigo mesmos, mas também com a situação do Brasil e com a participação deles na sociedade”, diz Miriam.

foto 3

Secretario de Juventude da Prefeitura do RJ conversando com os participantes do evento.

Este trabalho foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude, o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), e a Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA) – com apoio do Instituto Paulo Freire. A Universidade da Juventude esteve presente durante toda a cerimônia de abertura que reuniu também diversos setores do governo Municipal e Estadual da Secretaria de Juventude, além de reunir outros importantes atores sociedade civil da área de juventude do Município e estado do Rio.

Os Interessados em requerer uma cópia deste estudo podem entrar no site da RITLA, para acessar e saber mais sobre este livro clique aqui