Parlamentares Ibero-americanos discutem Juventude

parlamentares tra

Entre os dias 09 e 11 de dezembro, ocorreu em Brasília – DF, o 2° Encontro Ibero-Americano de Parlamentares pela Juventude. O evento foi uma parceria entre e Organização Ibero-Americano de Juventude (OIJ) e a Secretaria Nacional de Juventude, e contou com a participação de parlamentares das Américas, de Portugal e da Espanha.

O principal objetivo deste encontro foi reunir os parlamentares dos diversos Congressos Nacionais dos países latino-americanos para avaliar o situação atual dos jovens a partir de uma perspectiva de direitos.

A abertura aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e foi feita pelo presidente da Casa, o Deputado Federal, Michel Temer, que ressaltou a importância do debate para a formulação de leis voltadas para os jovens. “As experiências trocadas entre os parlamentares dos 12 países serão muito úteis para que o parlamento brasileiro avance na criação de uma legislação específica voltada aos jovens”, afirmou.

A deputada federal, Manuela D ‘Ávila, relatora do Estatuto da Juventude, afirmou que o Encontro acontece em um momento importante em que sociedade e Governo trabalham pelos direitos da juventude. “Os problemas dos países Ibero-americanos em relação aos jovens tem em comum as desigualdades que afligem essa camada da população. Assim, quando trocamos experiências, nós aprendemos e agimos de maneira mais veloz”, informou.

O secretário da Organização Ibero-americana da Juventude (OIJ), Eugênio Ravinet Muñoz, afirmou que é importante o Encontro acontecer no Brasil, pois o país, segundo ele, soube dar respostas claras e permanentes sobre a questão. Ele citou a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, citou também o programa Projovem e ressaltou a importância do parlamento brasileiro estar votando o Estatuto da Juventude.

O secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, reconheceu que o Governo Federal se deu conta da importância da temática juvenil e tem investido muito em programas que trabalham pela qualificação e inclusão dos jovens. Ele disse ainda que os parlamentos Ibero-americanos cumprem um papel fundamental na luta pelos direitos da juventude, pois a adoção de políticas públicas e a criação de marcos legislativos adequados vão criar uma rede de proteção efetiva para a classe. Ele disse ainda que o tema ganhou grande relevância mundial e governos têm assinado acordos para a construção de políticas públicas voltadas para a juventude.

Após a abertura do Encontro, a socióloga Regina Novaes, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), proferiu uma palestra sobre a situação da juventude nos países Ibero-americanos e como a questão vem sendo tratada. Ela falou dos problemas, segundo ela os principais são as desigualdades sociais e também a dificuldade de os governos criarem políticas sociais que incluam o jovem no mercado de trabalho e garantam a eles acesso a educação de qualidade.

Nos dias seguintes, 10 e 11, os parlamentares participaram de oficinas e debates, entre eles a discussão sobre a “Convenção Ibero-americana de Direitos dos Jovens e as Políticas Públicas da Região”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Nacional de Juventude