Pesquisa mostra que 33% das jovens buscam emagrecer

A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), divulgada pelo IBGE, mostrou que 33% das meninas do 9º ano do ensino fundamental buscam emagrecer e que 6,9% delas vomitaram ou tomaram remédios de uso controlado para não ganhar peso. “Há uma disseminação de um padrão estético ideal na sociedade que atinge em cheio essas meninas”, disse o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A PeNSE foi feita pela primeira vez com 61 mil estudantes do 9º ano de 6.780 escolas públicas e particulares, entre março e junho. A maioria deles (90%) tinha entre 13 e 15 anos. Eles responderam anonimamente a questionário sobre o contexto social e familiar, uso de drogas, violência, saúde bucal e atitude corporal.

Cerca de 31% declararam que tiveram a primeira relação sexual. O número é bem maior entre meninos (43,7%) que entre meninas (18,7%), e nas escolas públicas (33,1%) que nas privadas (20,8%). A maioria (75,9%) diz ter usado preservativo na última relação sexual e mais de 80% dos jovens afirmaram ter informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e prevenção da gravidez.

A PenSE também mostra que um terço dos adolescentes não consome frutas e verduras regularmente. Metade (50,9%) admitiu o consumo diário de doces e biscoitos e 25%, de refrigerante. Um terço não pratica atividade física e quase 80% vê TV mais de duas horas por dia.

Saiba mais