42º Festival de Inverno UFMG

A partir de hoje começa o tradicional Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, na cidade histórica de Diamantina. O Festival continuara até o dia 29 de julho.

Com o tema Projeções – capturas e processos, essa edição do evento terá como eixo a produção cinematográfica, sob diferentes aspectos. Um filme será produzido coletivamente nas oficinas oferecidas aos participantes, com atuação dos artistas convidados.

A programação do Festival prevê cursos e oficinas de iniciação e aprofundamento nas áreas de artes cênicas, literárias, musicais, visuais e de projetos especiais, além de apresentações artísticas, exposições, instalações, lançamentos de livros, exibição de filmes e recitais poéticos. Acompanhe a programação do festival.

Em sua 42° edição, o Festival de Inverno da UFMG é um dos mais longevos programas de extensão na área de artes e cultura promovido por uma instituição de ensino superior no país e sempre procura manter sua proposta fundamental de atuação como espaço de iniciação, aprofundamento, experimentação e pesquisa de novas linguagens artísticas. Ele traz como diferencial a realização de atividades envolvendo diversas áreas de conhecimento, o que contribui para o intercâmbio de experiências e a identificação de novas tendências. A maioria dos artistas participantes vem de espaços formais de aprofundamento artístico ou possui algum tipo de formação acadêmica. O evento tem como público estudantes e profissionais das áreas de artes, cinema, letras e comunicação.

Histórico

Criado em 1967, o Festival de Inverno da UFMG já foi sediado em Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rey, Poços de Caldas e Belo Horizonte e é um espaço de fomento a iniciativas criativas. Foi marcante no desenvolvimento e consolidação de grupos artísticos atualmente reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Grupo Corpo, Uakti e Giramundo – todos articulados durante edições do Festival.

Desde 2000 o Festival tem sido realizado em Diamantina, cidade reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, favorecendo a ligação entre cultura regional e contemporânea e possibilitando que o caráter vanguardista do evento seja permeado pelos valores culturais e tradições de Diamantina e do Vale do Jequitinhonha.

Maiores Informações: http://www2.ufmg.br/festival/

Fonte: Diário do Jequi e Portal ANDIFES