Prêmio estimula a leitura

Projetos de incentivo à leitura promovidos na região podem ser inscritos até o dia 2 de agosto no 5° Prêmio Vivaleitura, a maior premiação individual para o fomento à leitura no Brasil. Na última edição, em 2009, o colégio Olavo Bilac, do município de Sertânia, no Sertão pernambucano, representou o Nordeste ao conquistar o primeiro lugar na categoria Escolas públicas e privadas, com o Festival Literário do Sertão (Flis). Pela colocação, a instituição recebeu R$ 30 mil.

Os projetos podem concorrer nas categorias bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, escolas públicas e privadas, e sociedade (empresas, pessoas físicas, universidades/faculdades, ONGs e instituições sociais), desde que retratem o esforço de pessoas, governos, organizações e empresas na formação de leitores contumazes

Serão julgadas apenas as experiências iniciadas antes de 2009 que possam ser comprovadas e que estejam em curso no momento da inscrição. Podem também se apresentar atividades realizadas e concluídas entre janeiro de 2008 e julho deste ano. Experiências de caráter permanente devem apresentar seus resultados.

Na seleção, os jurados vão considerar requisitos como originalidade do trabalho, impacto na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência e abrangência da ação na comunidade, duração e resultados alcançados. O vencedor de cada uma das categorias receberá uma quantia de R$ 30 mil.

O Prêmio Vivaleitura é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (MinC) e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O prêmio tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura.

Todas as informações sobre o Prêmio Vivaleitura estão disponíveis no site: www.premiovivaleitura.org.br

FESTIVAL

Único evento do gênero no Semiárido pernambucano, o Festival Literário do Sertão (Flis) deste ano deve acontecer em meados de outubro e atrair cerca de cinco mil pessoas, o dobro do público que participou da edição passada. O evento recebeu mais investimentos este ano, pelo fato de o festival ter sido em 2009 um dos vencedores do Vivaleitura. “Ter ganho o prêmio nos deu uma visibilidade maior e isso tem sido um facilitador na hora de captar recursos para a organização do Flis”, destacou Josessandro Batista de Andrade, idealizador do festival e professor da escola pública Olavo Bilac, instituição organizadora do festival.

O Flis se propõe a valorizar a literatura produzida no Sertão do Estado e é totalmente elaborado com a participação dos professores e alunos da escola pública Olavo Bilac. “Com a verba recebida, conseguimos trazer ao festival um maior número de escritores e poetas da região, membros da União dos Cordelistas do Sertão e até mesmo escritores internacionais, como o dramaturgo e poeta colombiano Carlos Enrique Sierra”, frisou Batista.

Fonte: JC Online