Inscrições para cursos técnicos gratuitos até sexta

Imagem: Programa de Educação Profissional

Os interessados em ingressar no Programa de Educação Profissional (PEP) têm até 24 de setembro, sexta-feira, para fazer sua inscrição. O período foi estendido devido ao grande número de interessados em participar do programa. Até o último balanço, 208 mil pessoas fizeram suas inscrições para concorrer a uma das 30.752 vagas do PEP.

Na cidade de Manhuaçu, são 520 vagas nos seguintes cursos: Técnico em Administração; Técnico em Agricultura (Técnico Agrícola); Técnico em Cafeicultura; Técnico em Comércio; Técnico em Eletrônica; Técnico em Higiene Dental; Técnico em Informática; Técnico em Radiologia; Técnico em Redes de Computadores; e Técnico em Segurança do Trabalho. Em sua quinta edição, o programa oferece 70 opções de cursos em 105 instituições credenciadas em 102 municípios do Estado. Os interessados podem se inscrever no site da Secretaria de Estado de Educação.

Para concorrer a uma das vagas os candidatos devem ser alunos do 2° e 3° ano do ensino médio da rede pública estadual ou terem concluído o ensino médio em qualquer rede. Os inscritos farão uma prova de seleção, prevista para 17 de outubro. As aulas serão iniciadas a partir de fevereiro de 2011.

Programa de Educação Profissional

Criado pelo Governo de Minas em outubro de 2007, o objetivo do programa é oferecer gratuitamente para jovens e adultos uma educação profissionalizante de qualidade e melhores condições de ingresso no mercado de trabalho. O investimento previsto para a edição 2011 do programa é de R$119.937.149,26, o que supera o valor investido em 2010. Com esta quinta edição, o PEP vai ultrapassar a marca de 168 mil jovens atendidos com investimentos de R$ 439 milhões.

O programa está presente em todas as regiões de Minas Gerais. Os cursos são oferecidos em escolas credenciadas (sistema S e particulares), em escolas públicas conveniadas e em escolas da rede estadual.

Carlos Henrique Cruz - [email protected]